Já está à venda em livrarias o Guia da Cultura Japonesa, produzido pela Editora JBC com apoio da Fundação Japão. Em suas mais de 600 páginas, vários aspectos da cultura japonesa são apresentados de modo didático, incluindo explicações sobre formas de grafia e pronúncia. Com muitas referências históricas, a obra reúne dados sobre a imigração e a cultura japonesa no Brasil, com foco na grande comunidade espalhada pelo estado de São Paulo. Os capítulos incluem culinária, cinema, ikebana, costumes, esportes, imprensa, terapias alternativas, religiões, música, artes tradicionais e até mangá e animê. Cada assunto é enriquecido com listas de endereços, telefones, sites e e-mails de entidades esportivas, religiosas, culturais e também estabelecimentos comerciais especializados.

Os textos de introdução a cada tema são assinados por renomados pesquisadores das mais diversas áreas, como Célia Sakurai (imigração), José Yamashiro (imprensa nipo-brasileira) e Sonia Bibe-Luyten (mangá e animê), entre vários outros convidados. Na seção de cinema e vídeo, o diretor Walter Hugo Khouri comenta a influência nipônica entre cineastas brasileiros e Lúcia Nagib conta a história dos extintos cinemas da colônia japonesa de São Paulo, no tradicional bairro da Liberdade. Para os cinéfilos, o guia também lista todos os filmes japoneses exibidos em festivais e mostras especiais.

Fruto de extensa pesquisa, o livro é item obrigatório para todos os interessados na cultura do Japão e sua presença no Brasil, que se iniciou há 96 anos.

O Guia da Cultura Japonesa tem formato 14 x 21 cm, 610 páginas e custa R$ 49,00.