Enquanto o mundo fica de olho em Edimburgo e nas livrarias que terão o sexto Harry Potter disponível em 16 de julho, a editora Harper Collins começa a aquecer os motores para dezembro, mês de estréia de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa.

A editora, que detém os direitos de publicação da edição em inglês dos livros de C.S. Lewis, tem 145 publicações relacionadas a Nárnia em seu catálogo. A estréia do filme, sozinha, já gerou a produção de 24 títulos como The Lion, the Witch and the Wardrobe: The Movie Storybook e outros ligados à produção. Proprietária dos direitos do livro desde 1994, a editora já vendeu 15,5 milhões de volumes do título.

Como divulgação, em algumas livrarias compradores do sexto Harry Potter levarão um marcador de páginas de Nárnia, e várias lojas já preparam cartazes com Aslan e outros personagens para substituir Harry Potter nas vitrinas assim que o livro de Joanne Rowling entrar em liquidação. As grandes redes, como a Target, começaram a se preparar em maio, exibindo os livros de C.S. Lewis com cartazes avisando sobre a estréia do filme na temporada de Natal desse ano.

Na Barnes & Noble, cada loja tem uma mesa reservada para Nárnia, cujas vendas dobraram desde a exibição do primeiro trailer do filme, em maio. Com 27 milhões de exemplares de O Senhor dos Anéis vendidos após a adaptação dos livros para o cinema, espera-se que Nárnia se transforme numa nova franquia, com todos os sete livros adaptados para a tela nos próximos anos. Para garantir o sucesso dos planos, a produtora Walden Media iniciou em 2001 uma parceria com educadores para criar material para ser utilizado em sala de aula. Planos de estudo e outros materiais serão enviados a todas as escolas dos Estados Unidos e o trabalho já chegou ao Reino Unido, onde representantes da produção se reuniram para conhecer o sistema de ensino local e traçar planos para chegar aos professores, bibliotecários e outros ligados ao trabalho com as crianças.

Um dos elementos que pode ser encaminhado às escolas britânicas é um pôster com tópicos ligados ao enredo, como a retirada das crianças de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, responsável, no livro, pela viagem dos quatro irmãos para a casa do professor onde está o Guarda-Roupa que dá acesso ao mundo de Nárnia. Os professores envolvidos na atividade receberiam um kit educador com informações sobre o bombardeio de Londres e exercícios sobre a adaptação de texto escrito para o meio visual do cinema.

O clima na Europa para a utilização na escola de material cujo objetivo é lucro, no entanto, não é tão favorável quanto nos Estados Unidos. O diretor de educação do National Union of Teachers, John Bangs, alerta que as crianças já são muito bombardeadas com material comercial e que os professores devem ser apoiados ao resistir a essa avalanche. Em sua própria defesa, os representantes da Walden Media alegam que produzem o material, mas não obrigam os professores a utilizá-los e que têm recebido muitas mensagens de professores e alunos contentes com as atividades e sugerindo livros para futura adaptação. Quem já observou o nível de exigência das crianças por grifes nos últimos anos, no entanto, apóia o cuidado europeu.

A adaptação dirigida por Andrew Adamson (Shrek 2), tem lançamento previsto para 9 de dezembro de 2005.

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