Num dos momentos marcantes da Eletronic Entertainment Expo, Peter Moore, vice-presidente corporativo da divisão de entretenimento da Microsoft, subiu ao palco. Ergueu a manga de seu braço direito, que exibia uma tatuagem com o logotipo de Halo 2, e deixou todos os presentes achando que ele anunciaria o terceiro título da franquia-símbolo do Xbox. Daí Moore ergueu sua manga esquerda - que mostrava uma tatuagem de Grand Theft Auto IV.

A série de bandidagem rueira da Rockstar, que dominou as polêmicas no ano passado com GTA: San Andreas, até aqui era uma meia-exclusividade do PlayStation. Meia porque a Sony detinha o direito de lançar os títulos de GTA primeiro, e só depois de alguns meses a Microsoft tinha permissão de botar nas lojas a versão de Xbox. Moore armou toda a performance para anunciar o fim dessa regra.

Grand Theft Auto IV chegará no mesmo dia - 16 de outubro de 2007 nos EUA e dia 19 na Europa - para PS3 e Xbox 360. O novo acordo que a Microsoft firmou com a Rockstar ainda prevê a distribuição de episódios esporádicos de GTA para Xbox Live, a comunidade online do videogame. De seu lado, a Rockstar confirmou que sua divisão escocesa, a Rockstar North, responsável pela criação de todos os títulos da série, será também a desenvolvedora de GTAIV.

Leia mais sobre GTA