A mais “nerd” das franquias de jogos esportivos chega a mais uma edição com mudanças sutis e com sua tradicional, e impressionante, base de dados. Football Manager 2015 é pouco mais que uma atualização do jogo anterior, mas tem a confiança de que vai agradar aos jogadores da série.

Toda a experiência de ser um manager está representada e vai além de trabalhar como um simples treinador. Você é responsável pelos treinos, escalações e orientações no gramado, mas também vai negociar contratações e renovações, terá que lidar com a folha salarial e na garimpagem de futuros talentos.

A missão não é fácil, mas a nova interface do jogo facilita um pouco o serviço. Mais limpa e com atalhos mais vantajosos, esta é uma alteração que agrada. Porém, ainda falta uma forma mais direta para passar instrução aos jogadores durante as partidas, principalmente pelo tempo passar rápido nas simulações.

Outra mudança em FM 2015 é com relação ao perfil que seu personagem irá adotar durante a carreira. Antes mesmo de começar a treinar uma equipe, existe a customização para optar entre um estilo mais patronal ou tático, algo como escolher se o seu treinador será um “Joel Santana” ou algo mais próximo de um “José Mourinho”.

Tudo isso influencia no seu relacionamento com os jogadores, diretores e comissão técnica, atrapalhando ou ajudando nos altos e baixos de uma equipe durante uma temporada ou na hora de conseguir um novo emprego.

Fala muito, fala muito

Entrevista com diretor, conversa com comissão técnica, palestra com o elenco, bate-papo com determinado jogador, negociação com empresário, entrevista coletiva e exclusiva no túnel antes do jogo.

FM 2015 é quase todo baseado em conversas em que qualquer palavra mal colocada, ou tom de voz escolhido pode representar o fim de uma oportunidade ou a capa de algum jornal sensacionalista.

A imprensa, aliás, é um caso a parte, pois as perguntas chegam sempre com um pequeno perfil do entrevistador e aí deve-se tomar cuidado com o repórter “velho e rabugento” e aproveitar para falar com maior entusiasmo com aquele repórter que é torcedor. Exatamente como na vida real.

Informação para dar e vender

Não é de hoje que Football Manager é famoso por sua extensa e confiável base de dados sobre jogadores de diversas divisões do futebol mundial. Contando com uma enorme equipe de olheiros, o jogo sempre traz estatísticas e características precisas de atletas não só dos times principais, mas também das categorias de base dos clubes, tornando-se comum entre os jogadores “conhecer” no jogo alguém que desponta tempos depois.

O “know-how” de FM 2015 foi confirmado e a Sports Interactive, criadora do jogo, vai alimentar o banco de dados da Prozone Recruiter, plataforma de análise utilizada por muitos clubes da Premier League (a primeira divisão do Campeonato Inglês) para encontrar talentos.

Prestigiado

Os problemas de um time surgem sem aviso durante a temporada, mas no mundo virtual é possível prever a chegada do problema e tentar mostrar para todo mundo que as crises são fáceis de serem resolvidas.

No modo Desafio, diversos cenários comuns (principalmente no futebol brasileiro) são oferecidos para o jogador tentar enfrentar. Assumir um time na zona do rebaixamento no meio da temporada, tentar formar uma equipe apenas com jogadores da base, superar uma crise financeira ou até mesmo enfrentar a rejeição de medalhões do elenco são alguns dos problemas que transformam este modo em um dos mais divertidos do jogo.

Atualizado

Football Manager é, de fato, um jogo de nicho, com um publico muito específico e cativo. As modificações da versão 2015 não são tão grandes, como uma polida a mais nos menus, a customização e uma melhora (não tão grande) na visualização das partidas. Mesmo assim, para os fanáticos, é claro que as novidades do mercado e no banco de dados dos jogadores já são atrativo suficiente para a compra.

Nota do crítico