O piso rouxinol

Lian Hearn

Toda a população de Stevenage foi convidada a ler um único livro, O Piso Rouxinol, de Lian Hearn.

A idéia surgiu do projeto One Book for One Community, promovido em várias cidades dos Estados Unidos e trazido para Stevenage pelo escritor Ken Follett, que conheceu a idéia durante uma viagem em novembro passado.

Entusiasmado com o plano de toda uma cidade ler um livro ao mesmo tempo, Follett entrou em contato com a prefeitura de Stevenage e teve a idéia aprovada. O evento One Book for Stevenage conta com a aprovação da prefeitura, apoio da biblioteca e museu locais, distribuição de exemplares de O Piso Rouxinol pela editora Macmillan, e participação da livraria Ottakers, que vai vender o volume pela metade do preço. Para incentivar a participação, os leitores poderão participar de uma série de concursos e outros eventos, incluindo um dia dedicado ao Japão no museu local.

O Piso Rouxinol, o primeiro livro da trilogia A Saga Otori, dá início à história de Takeo, um órfão adotado por um guerreiro numa terra fictícia, porém, muito similar ao Japão feudal. A história, escrita por Lian Hearn, pseudônimo de uma autora que jamais apareceu em qualquer noite de autógrafos (mas que foi entrevistada pelo Omelete - leia), foi escolhida por ser capaz de agradar ao público jovem e adulto de ambos os sexos.

Além de Stevenage, apenas mais duas cidades britânicas, Bristol e Liverpool, organizaram eventos semelhantes. A Saga Otori foi publicada aqui pela Martins Fontes.