Rincewind, o mago que não é mago (&qt;&), ataca novamente em A luz fantástica, segundo livro da série Discworld criado pelo Inglês Terry Pratchett e que está sendo editado aqui no Brasil pela Conrad.

No final de A cor da magia, Rincewind, DuasFlor e a Bagagem, caíram pela borda do mundo. - Hein&qt;& Borda do Mundo&qt;& - Isso mesmo! Estamos falando de Discworld, o mundo plano em forma de disco que está apoiado no lombo de quatro elefantes gigantes, que, por sua vez, sustem-se sobre a carapaça de uma enorme tartaruga. Lembrou&qt;&

Bem! Como eu ia dizendo, depois que resvalou pela borda, Rincewind caiu de volta no Disco. Isto aconteceu devido a um "pequeno" reajuste na realidade feito pelo Oitavo, o livro de magia que contém os oito feitiços mais poderosos, ou continha, já que o oitavo feitiço está alojado em algum recanto escuro e sombrio da mente de Rincewind (lembra do único feitiço que ele sabia&qt;&).

Enquanto Rincewind e DuasFlor tentam entender o que havia acontecido, na Universidade Invisível, os chefes das oito ordens de magos fazem uma descoberta terrível. Uma antiga profecia está preste a se concretizar. Se os oito feitiços do Oitavo não forem ditos até o Reveillon, o Disco será destruído.

A partir daí, magos de todo o Mundo partem em uma caçada pela cabeça de Rincewind.

E não posso deixar de ressaltar que o Morte rouba a cena novamente neste livro. Afinal de contas, ele é o Morte, um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas enquanto o Dia do Juízo Final não chega, Morte aguarda pacientemente no além jogando truco com seus companheiros Peste, Fome e Guerra.

Terry Pratchett consegue se superar. Se A cor da magia é bom, A luz fantástica é muito melhor. A leitura é leve e fluente e a história, empolgante, fazendo com que você só queira parar quando chegar à última página. É impossível ler este livro sem dar várias risadas e até mesmo algumas gargalhadas. Por isso, aqui vai um conselho: Não o leia em lugares públicos!

Aqueles que não leram A cor da magia podem ler A luz fantástica sem problema algum, já que o autor retoma os pontos importantes para a compreensão da história. Claro que você aproveitará muito mais este segundo livro se tiver lido o primeiro.

Por fim, quero dar os parabéns a Conrad por trazer mais este genial romance de Terry Pratchett. E devo salientar que a editora está sendo oportuna por lançar estes livros da série Discworld justamente em uma fase onde a fantasia está em alta no Brasil, devido a títulos como O senhor dos anéis e Harry Potter.

Então longa vida ao Rincewind... e também ao Morte, se é que isso é possível!

A Luz Fantástica - Terry Pratchett
Editora Conrad - 227 páginas
R$30,00 - Compre aqui

Leia também as resenhas dos outros livros de Terry Pratchett:

07/12/2001 A cor da magia
30/04/2001 Belas Maldições - O apocalipse nunca foi tão divertido