Se você tem um PSP, algumas dicas:

É muito legal assisitir à série Lost no avião e dar uma viradinha de leve para o lado do seu "vizinho" quando tiver cenas que remetem ao acidente que mandou a turma para a ilha. Garanto que a reação dele será impagável! :o) Se ele reclamar, cante um trecho de La Bamba pra quebrar a tensão!

Já na jogatina, que é a função principal do bichinho, recentemente me diverti com o Midway Arcade Treasures Extended Play. Se você está perto dos 30 (tanto faz se para mais ou para menos), vai jogar com um certo ar saudosista, lembrando do tempo que surrupiava o troco do pão para queimar em fichas no fliperama mais próximo. Estão no título vários clássicos da Midway, como Arch Rivals (de basquete), Championship Sprint (corrida), Defender, Gauntlet e vários outros que certamente fizeram você tomar algumas sovas por chegar mais tarde da escola ou porque sua mãe falava que fliperama não era lugar para gente educada. Se você é mais novo e fliperama é sinônimo de PUMP, vale a pena dar uma olhada e conferir como os gamers jurássicos como eu se divertiam no século passado. Os mais novos ainda vão poder descarregar a tensão com os jogos mais novos do pacote, como os primeiros da mais famosa série da Midway: Mortal Kombat! Com a falta de opções legais de jogos de luta para o PSP, três Mortal Kombats em um só pacote parecia uma maravilha.

Parecia? É, nem tudo são flores e boas intenções podem se transformar em idéias caça-níqueis com facilidade. Praticamente todos os jogos do pacote sofreram algum tipo de deformidade quando convertidos. Alguns ficaram um pouco distorcidos na tela wide do PSP, a maioria tem o som sofrível e a jogabilidade comprometida. Infelizmente, os problemas são mais sentidos em Mortal Kombat II  e Mortal Kombat3, que deveriam ser os melhores jogos do UMD. Os games parecem estar um pouco acelerados, com o frame rate alterado e não fazem justiça nem ao arcade e nem às ótimas conversões que os jogos tiveram para os consoles domésticos como o Super NES (caso de MKII) e Playstation (MK3). A jogabilidade é um pouco melhor do que esses jogos emulados no PSP, mas isso não é nada mais que obrigação da Midway. Além disso, por que capeta os caras colocaram MK3 em vez de Ultimate MK3, lançada como um upgrade do jogo, com mais personagens, mais fatalities, mais sangue??? Parece uma escolha errada, aqui entre nós.

No balanço final, Midway Arcade Treasures Extended Play tem 21 jogos casuais para a espera no dentista, no aeroporto, numa viagem curta de carro (desde que você não esteja dirigindo, é claro! :oP), mas com a sensação de que a Midway foi meio preguiçosa. Com um pouco mais de esforço, seria uma daquelas coletâneas classificadas como imperdíveis. Do jeito que foi lançada, e olha que eu sou fã da Midway, vale mais pela curiosidade.

Mudando de produtora, a conclusão que se chega é que a também velha Capcom caprichou mais no seu Capcom Classic Collection Remixed. E arriscou mais! Street Fighter? Só o primeiro, que nem fez tanto sucesso assim, e vários clássicos da empresa como 1941, Captain Commando (que meus amigos juravam que era baseado no filme Comando, com o Schwarzenegger), Final Fight, Block Block e por aí afora. São 20 jogos empacotados para o PSP, com a jogabilidade (ou falta dela, no caso do Street Fighter) é a mesma dos arcades quando eles estavam por aí. Você tem a opção de jogar com o formato original de tela ou mudar para o wide, preenchendo toda a tela do PSP. Alguns games, como o Block Block, você joga com o PSP em pé.  É possível ainda tirar algumas coisas da tela, como os pontos. E eu lá quero saber quantos pontos eu fiz no Final Fight? Eu quero é chegar no final dele!

Os gráficos, o som e o frame rate estão intactos. Realmente, como disse, parece que o pessoal da Capcom deu mais valor aos seus clássicos que o pessoal da Midway. Pra escolher entre os dois, iria fácil do segundo.

Em comum nas coletâneas, duas coisas: uma é o fato de que nem todo jogo dos pacotes é um super clássico dos arcades e a outra é que eu não testei o suporte para multiplayer, presente nos dois títulos. Se alguém aí se habilitar, vamos nessa!