Jessica Alba exibe o uniforme invisível

Susan Storm foi banhada por raios cósmicos que lhe deram o poder de tornar objetos e a si própria invisíveis. Embora seja improvável ganhar poderes desta forma, o funcionamento da super-habilidade da Mulher Invisível serve de base para experiências com invisibilidade no mundo real.

O Dr. Ulf Leonhardt (nomezinho de supervilão), da St. Andrews University (Escócia), diz, em artigo publicado esta semana, que no futuro a Física pode tornar a invisibilidade possível. E isto não se daria a partir de uma solução química, como o Homem Invisível do livro de H.G. Wells, nem através do capuz mágico de Harry Potter. A explicação para os poderes da integrante feminina do Quarteto Fantástico - cujo campo de força faz os raios de luz circundarem sua forma - é o mais próximo do que engenheiros possivelmente conseguirão fazer no futuro, disse o cientista.

O pesquisador oferece a comparação com uma pedra no meio de um rio: a correnteza bifurca-se quando chega à pedra e depois voltar a reunir-se. Da mesma forma, seria possível criar aparelhos que fizessem com que raios de luz circundassem formas. Sem refletir ou absorver luz, um objeto é invisível.

Os princípios das pesquisas de Leonhardt estão sendo usados, por exemplo, para criar materiais que façam ondas de radar ou eletromagnéticas (como as que vêm de celular) curvarem-se e não afetarem outros equipamentos eletrônicos.