O rei do blues, B.B. King, ganhou do presidente estadunidense George W. Bush a Medalha da Liberdade. A condecoração é a maior distinção oficial dada a civis nos Estados Unidos, entregue anualmente desde 1945.

Na cerimônia ocorrida sexta-feira, Bush elogiou o guitarrista, lembrando a infância difícil de King - aos 9 anos, o bluesman vivia sozinho e colhia algodão, trabalho que lhe rendia 35 centavos de dólar por dia - e a transformação de uma pessoa humilde do sul do país em um dos maiores guitarristas da história.

O presidente ainda lembrou que quando foi perguntado sobre sua maior ambição, o cantor John Lennon disse que era tocar guitarra como B.B. King. Bush ainda acrescentou: Muitos músicos tiveram o mesmo objetivo, mas ninguém conseguiu chegar lá, ou copiar o som do rei do blues. Os Estados Unidos adoram B.B. King e sua música.

O ativista dos direitos humanos Natal Sharansky, o biógrafo David McCullough, o jornalista William Saffire, o ex-secretário de transportes Norman Mineta, a educadora Ruth Colvin, o ex-presidente da Universidade da Louisiana Norman Francis, o historiador Paul Johnson, o cientista Joshua Lederberg e o especialista em beisebol John Buck ONeil foram os outros agraciados com a condecoração.

Leia mais sobre B.B. King