O quadrinista Art Spiegelman, o roteirista Guillermo Arriaga e o escritor Rodrigo Fresán compõem o trio pop que a organização da Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) confirmou como convidados da próxima edição do evento.

Spiegelman é o renomado criador de Maus, a primeira e única HQ a ganhar o prêmio Pulitzer. Além de produzir obras como À Sombra das Torres Ausentes, Spiegelman hoje é uma espécie de porta-voz do movimento que defende os quadrinhos como arte e literatura de qualidade. Seu último trabalho, Retrato do Artista Quando Jovem %@?*!, teve um capítulo publicado no Brasil na revista Piauí do mês passado.

1

None

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o cartunista participará em uma mesa-redonda sobre quadrinhos. Os outros debatedores ainda não foram anunciados.

O excelente roteirista mexicano Arriaga - que no início do ano brigou com seu parceiro de três filmes (Amores Brutos, 21 Gramas, Babel), o diretor Alejandro González Iñarritu, pelo direito de ser co-autor das citadas obras - vem promover sua nova carreira literária. Arriaga tem dois livros publicados no exterior: El dulce olor a muerte e El Buffalo de la Noche, ambos adaptados para o cinema. O último deve ser publicado no Brasil antes da FLIP.

Por fim, o argentino Fresán dá um tempo a seus estudos das letras de Bob Dylan para vir falar de Jardins de Kensington, seu primeiro livro publicado no Brasil. Recheado de referências pop, o livro mistura Peter Pan à cena musical da Londres dos anos 60.

A FLIP também confirmou a vinda dos escritores J.M. Coetzee (À Espera dos Bárbaros) e Dennis Lehane (Sobre Meninos e Lobos, Gone Baby Gone). O festival acontece de 4 a 8 de julho.