Ainda não foi desta vez que Steve Jobs subiu ao palco para apresentar ao mundo um novo iPod revolucionário, que teria uma tela maior, para facilitar quem quer ver vídeos, filmes e seriados de TV. Porém, mais um passo foi dado nesta direção.

O CEO da Apple mostrou ontem as novas versões da família iPod. Agora, o player digital mais conhecido do mundo tem uma versão do 80GB de capacidade e a sua versão com 30GB ficou 30% menor e 50 dólares mais barata, sendo vendida nos Estados Unidos a partir de 249 dólares. Outras vantagens da nova versão são as baterias, que duram mais tempo do que a anterior, os novos fones de ouvido e um visor com 60% mais brilho que a geração anterior, a primeira com vídeo.

O novo iPod nano perde a sua versão "branco apple", mas ganha as cores (azul, verde, prata e pink), parecidas com o finado iPod mini. E agora, deixa também de existir o nano de 1GB, passando a versões com 2GB, 4GB e 8GB, custando a partir de 149 dólares.

Mas se é um player realmente pequeno que você quer, a Apple colocou no mercado uma nova versão do iPod shuffle, que vai custar 79 dólares e tem capacidade de 1GB. O novo aparelhinho tem cerca de 4 cm. e é "o menor tocador de MP3 do mundo", segundo Jobs.

Olhando para o futuro

Além de tudo isso, foi anunciado ontem também a versão 7 iTunes, exemplo a ser seguido de software que toca e vende arquivos digitais. Entre as novas funções do programa, que agora permite escolher os discos pelas capas e facilita o backup dos MP3, está a grande esperança e preocupação do mercado: a venda de filmes online.

E aqui vale um parêntese: A Amazon se antecipou à Apple e lançou no fim da última semana a sua loja de venda de filmes digitais, chamada Unbox Video. Por lá, há duas opções para quem quer baixar um vídeo legalmente. Uma delas é comprar o filme, pagando então o "preço cheio", que varia de acordo com o título e a distribuidora - de 8 a 15 dólares. A outra é "alugar". Nesta opção, o usuário tem até 30 dias para ver o filme pela primeira vez e a partir deste momento, 24 horas para assisti-lo quantas vezes quiser (será que depois disso ele se autodestrói, à la Missão: Impossível? :P).

O assunto é polêmico porque os estúdios (assim como acontece com as gravadoras) ainda estão com medo do que a troca de arquivos pode causar no seu mercado. Os vídeos baixados da Amazon vêm em um formato codificado. O ponto positivo é que este arquivo pode ser visto também em um segundo PC. O problema (para os estúdios) é que a tecnologia utulizada é facilmente crackeada, o que liberaria o arquivo para ser visto por quem quiser e quantas vezes quiser, segundo informa uma matéria do site IGN.

Voltando para o iTunes, a má notícia é que os brasileiros ainda não podem utilizar a sua loja, que é exclusiva apenas para alguns países. Mas quem mora nos Estados Unidos, por exemplo, já pode baixar para os seus micros filmes da Disney, como o primeiro Piratas do Caribe, em boa resolução: 640 pixels de largura x 480 de altura - ou seja, suficiente para exibi-las na TV da sua casa, mas não tão bons quanto os 720 pixels dos DVDs e muito menos os 1080 dos HD-DVD.

E para não terminar por aqui, o novo iTunes começa também a vender games, que são jogáveis utilizando a "click-wheel" do iPod. Alguns jogos já à disposição são Tetris e Pac-Man.