Ontem, boa parte do dia foi gasta dando F5 para atualizar a página da Apple e alguns outros sites especializados em tecnologia.

Diretamente de San Francisco, Steve Jobs apresentava a sua nova linha para tirar dinheiro dos fãs de sua companhia. Tudo começou com o novo iTunes (a mistura de tocador e loja de música virtual da empresa), que ganhou uma nova versão e continua exibindo números ridiculamente altos, se tornando a terceira maior revendedora de música dos Estados Unidos, atrás apenas de Wall-Mart e e Best Buy. Ainda falando sobre o iTunes, Jobs mostrou uma das novidades do software, a venda de ringtones para o iPhone.

1

None

Veio então uma nova cor para o iPod Shuffle, que agora também faz parte da campanha (RED), que destina parte dos seus lucros para a ajuda ao combate de doenças na África.

Um dos anúncios esperados por todos era o novo iPod Nano, que confirmou os boatos e ganhou uma versão mais gordinha e que agora também toca vídeos, e tem joguinhos. Além de aumentado (passa a ter 2 polegadas), o visor foi melhorado e tem mais brilho. A bateria agora aguenta até 24 horas de música ou 5 horas de vídeo. Os preços: o modelo de 4gb custa de 140 dólares e o de 8gb caiu para 199 dólares.

O iPod clássico, como Jobs chamou a versão grande, que deu início a tudo, ganhou a sua esperada sexta geração. E com cara nova, deixando de lado o "branco iPod" e o pretinho básico para apostar nas capas metalizadas que já enfeitavam as linhas Nano e Shuffle. A bateria também ganhou mais vida, aguentando até 40 horas de áudio ou 7 de vídeo. Mas o grande aumento mesmo foi de capacidade. Os novos iPod clássicos armazenam 80 gb e 160 gb, custando respectivamente 249 e 349 dólares.

Com este anúncio, muita gente já começava a murchar. Parecia que o esperado iPod Touch não ia mais ser anunciado, quando Jobs soltou a frase "Ainda não acabamos..."

E buuum! Surgiu na tela o iPod Touch, um tocador de música e vídeo digital que atende comandos por meio de uma interface tateável. O aparelho é quase idêntico ao recém-anunciado iPhone, apenas um pouco mais fino (8mm) - e sem a capacidade de fazer chamadas telefônicas. A tela de 3,5 polegadas também funciona na horizontal e vertical, ajustando-se automaticamente, e as "discotecas" podem ser reviradas usando os dedos, assim como as fotos podem ser ampliadas. Aliás, nada se falou, mas pelas fotos, o Touch também não tem câmera, diferente do iPhone, que possui uma de 2 megapixels.

Outras novidades do aparelho são uma "antena" invisível de wi-fi, um browser Safari para navegar na Internet e links direto para o YouTube e outro iTunes, para que a compra de novas músicas não precise mais passar pelo micro. O aparelho aguenta cerca de 22 horas de áudio e 5 de vídeo, com preço de 299 dólares pelo aparelho de 8gb e 399 dólares pelos de 16 gb.

Aliás, 399 é também o novo preço do iPhone de 8 gb. Uma queda de 200 dólares para quem aguentou esperar um pouco.

Agora é só esperar mandar e-mail pro Papai Noel e começar a se comportar direitinho.