O casal de empresários Ulf Westman e Ewa Wigenheim-Westman anunciou que os planos para inaugurar o museu do ABBA deram certo e o espaço será aberto em 2009, na capital do país natal do quarteto, Estocolmo, na Suécia.

O museu vai reunir itens musicais, roupas usadas pelos membros do ABBA e documentos históricos do quarteto, como manuscritos das letras das músicas, prêmios que eles ganharam durante a carreira e "tudo mais que você possa imaginar", segundo Ulf Westman.

abba

None

O empresário também adiantou que o museu será interativo: vai ter um estúdio em que os visitantes podem gravar suas próprias músicas do ABBA e um simulador que vai "recriar a sensação de estar no estádio de Wembley assistindo a um show do ABBA com outras 50 mil pessoas".

As expectativas são de que o museu receba 500 mil visitantes por ano. Parece muito? Pois fique sabendo que os cantores de "Mamma Mia" ainda fazem enorme sucesso e vendem algo entre 2 a 3 milhões de cópias de seus álbuns por ano.

Em novembro, o premiado trabalho The Album, lançado originalmente pelo ABBA em 1978, foi relançado em edição dupla com uma versão remasterizada do álbum, remixes e um DVD com trechos de shows, entrevistas e anúncios de TV. The Album, quinto disco da banda sueca formada por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, foi lançado para coincidir com a estréia do filme Abba: The Movie.

Antecipando o American Idol, The X-Factor e reality shows caça-talentos, o ABBA ficou conhecido em 1974 ao vencer o concurso europeu Eurovision com a faixa "Waterloo". O quarteto se separou em 1982 depois de botar várias músicas nas paradas de todo o mundo.