E aí, cara? Que tal minha
Caloi Cross novinha?
Logo agora que eu estou sem papel?

Conheçam o Rei do Universo.

Deixe seu carro a álcool em casa.

Baila tu cuerpo, alegria macarena...

Cozinheiro também é gente e, para se livrar da "penosa" rotina de viver atrás de bons filmes, maravilhosos shows e descomunais quadrinhos e livros, busca refúgio nos games.

Como sabemos que o leitor também é um sujeito oprimido pela qualidade das outras artes, resolvemos dar de bandeja tudo o que é necessário saber para ter uma boa vida à frente de um Playstation 2, o mais popular dos videogames de última geração.

Eis os jogos que fazem a cabeça da Cozinha hoje e o que promete chegar quebrando a banca nos próximos meses.

Gran Theft Auto: San Andreas - Rockstar Games
Compre agora

Não se pode começar a falar de games em 2004 sem citar a controversa franquia da produtora Rockstar Games que atrai a atenção de jovens, adultos e advogados.

Se GTA 3 tratava da "máfia moderna" à Poderoso Chefão, e Vice City falava sobre o tráfico nos anos 80 (descaradamente copiando Scarface), San Andreas vai a uma Califórnia fictícia e põe o jogador no comando de Carl "CJ" Johnson na busca de formar um império do crime a partir do zero.

Roubar carros, enterrar adversários vivos, armar carnificinas em pizzarias e atropelar ciclistas com um avião por três enormes cidades (e algumas vilazinhas) é diversão que não acaba mais - caso você não se importe com sangue.

Mas não esqueça que toda a moral deve ser deixada do lado de fora do sofá, sob pena de graves conflitos éticos a bordo de um joystick (algo como um paraíso Kantiano virtual).

Need for Speed Underground 2 - Electronic Arts
Compre agora

Começar com um carrinho meia-boca e ir apostando corridas em plena cidade durante a noite para ir ganhando dinheiro e melhorando a condução. Esta é a proposta da EA para seus momentos de diversão.

Uma jogabilidade quase real, trilha sonora de fazer inveja a qualquer filme de Hollywood e belíssimos gráficos são as atrações que não vão deixar você largar mão do segundo melhor jogo de carro do ano...

Burnout 3: Takedown - EA
Compre agora

... Porque nenhum jogo pode bater Burnout 3 em matéria de diversão.

Escolha entre 67 carros para apostar corrida em que o negócio é jogar os adversários para fora da pista ou para entrar a toda em cruzamentos movimentados buscando causar o máximo de dano possível. Válvula de escape é isso aí!

Metal Gear Solid 3: Snake Eater - Sony Corporation
Compre agora

Neste jogo, que se leva mais a sério que os acima, você é um supersoldado jogado na União Soviética da Guerra Fria apenas com uma faca e uma arma de dardos tranqüilizantes para realizar várias missões e sobreviver, literalmente, um tempão. É claro que o cara se obriga a comer cobras (daí o nome), jacarés, cogumelos e o que mais aparecer pela frente.

Talvez o jogo mais completo criado para um console doméstico, MGS3 garante horas e mais horas de diversão para aquele jogador dedicado.

Sly 2: Band of Thieves - Sony
Compre agora

Controle um guaxinim ladrão, uma tartaruga nerd e um hipopótamo abestalhado em diversas missões no melhor jogo "stealth" de toda a história. De botar Metal Gear no chinelo.

Onimusha 3: Demon Siege - Capcom
Compre agora

Um bom jogo de ação descerebrada em que basta sair batendo em (quase) tudo o que se mexe. Se isso não for suficiente, vale pela simples idéia de controlar o "simpático" Jean Reno através de um esplendoroso Japão feudal contra o maléfico Nobunaga (sério!).

Dragon Ball Z: Budokai 3 - Bandai
Compre agora

Todo mundo já deve ter sonhado com um jogo que conseguisse capturar as batalhas com movimentação frenética e power-ups absurdos como as do desenho animado de Akira Toriyama e eis aqui a realização de tal sonho. Goku, Vegeta, Gohan e companhia participam de lutas absurdas por motivos absurdos com gritos absurdos, exatamente como no animê.

Ace Combat 5 - Namco

É certo que ficar horas atrás de um simulador de vôo realista em um vôo entre Timbuctu da Serra e Vladivostok pode parecer extremamente chato. E é, mas neste jogo adiciona-se bastante ação ao realismo gráfico e físico para que a diversão literalmente suba às alturas. É como se a diversão de jogos paleozóicos como a série 194x e RType conseguisse finalmente um contraponto tridimensional à altura.

Viewtiful Joe 1 e 2 - Capcom
Compre agora

A série de plataforma bidimensional do Gamecube finalmente foi portada, com méritos, para o PS2 e agora aqueles que sempre botaram a culpa "na câmera" dos jogos tridimensionais para sua inabilidade vão ter de ser um pouco mais inventivos. Um jogo (dois jogos, aliás) cuja diversão proporcionada só é comparável à dificuldade imposta ao jogador e que deve inaugurar uma nova era retrô nos videogames modernos.

Katamari Damacy - Namco

Seja o filho de um imperador universal bêbado e role uma bola grudenta por várias cidades do mundo para refazer as estrelas que seu pai fez sumir durante seu último porre. E isso tudo com os dois direcionais analógicos ao mesmo tempo. E este seu humilde escriba NÃO usou drogas para escrever as frases anteriores.

X-Men: Legends - Activision
Compre agora

Trazer os adorados personagens dos quadrinhos para um jogo decente de videogame é algo que se tenta já há mais de 15 anos, mas que só foi conseguido recentemente, quando algum programador com intelecto do nível de Forge teve a grande sacada de adaptar o estilo de Warcraft 3 aos mutantes. Já era tempo.

X-Files: Resist or Serve - Vivendi Universal
Compre agora

Em uma frase curta: como é que ninguém tinha pensado em botar Mulder e Scully dentro de um jogo estilo Resident Evil antes?

Tony Hawk Underground 2 - Neversoft
Compre agora

Parte da melhor série de esportes para qualquer videogame já desde o saudoso Nintendo 64, THUG2 tenta uma "incomum" mistura de RPG com ação que não chega a empolgar muito. Sorte nossa que o modo clássico está presente em todo o seu esplendor e com pistas de toda a série.

Winning Eleven 8 - Konami
Compre agora

WE8 e Pro Evolution Soccer 4, seu contraponto ocidental, são o que há de melhor em termos de simulação do mais adorado esporte nacional. Esqueça Fifa Soccer, o que há de melhor em diversão, jogabilidade e realismo está no disquinho da Konami, que consegue fazer até o mais anti-futebolístico gamer começar a simpatizar com o nobre esporte bretão.

Def Jam: Fight for NY - EA

Você pode até odiar rappers norte-americanos e pode detestar luta livre, mas (e talvez por isso mesmo) é extremamente divertido botar este pessoal todo pra trocar porrada em vários cenários nova-iorquinos. Sem dúvida é o melhor jogo de luta para o PS2 até a presente data (inclua aí jogos da Capcom, SNK e Namco).

A Nightmare Before Christmas: Oogies revege - Capcom

Menção honrosa para o belo jogo baseado no ato de poesia visual de Tim Burton. Tudo indica que deve ser um jogo bastante divertido. Os personagens inicialmente vivos em stop motion caem muito bem na roupagem tridimensional dos videogames modernos. Aos gamers, é bom ter uma noção do enredo do jogo, já que por enquanto está disponível apenas em japonês...

Gran Turismo 4 - Poliphony Digital

... Como GT4, que já chegou ao mercado japonês prometendo ser o mais perfeito em simulação de direção. E relator do extremo oriente indicam que cada gota de adrenalina de expectativa é válida.

Com a lista acima, deu pra ver que 2004 foi um ano doce para o mundo dos videogames, seja para os jogadores ou para a indústria. E neste 2005, a coisa ainda promete melhorar quando saírem Resident Evil 4, Tekken 5, Playboy: The Mansion, Constantine e Katamari Damacy 2, entre dezenas de outros títulos prometidos.

O Omelete promete atentar de perto para o que de melhor pintar por aí, entre um bom show e um grande filme, e por aí vai...