A polêmica do Hot Coffee, dispositivo disponível na internet que libera conteúdo pornográfico no jogo Grand Theft Auto: San Andreas, ainda mal começou. Semana passada a empresa Take-Two Interactive - dona da Rockstar Games, que publica o jogo - viu a censura de GTA ser aumentada para somente adultos pelo Entertainment Software Ratings Board (ESRB), órgão que regula e classifica os videogames nos EUA. Agora terá que se acertar com a Comissão Federal de Comércio.

A Federal Trade Commission (FTC) move um inquérito para saber se a divulgação do jogo, como foi feita e para que faixa do público, agiu de forma enganosa. Em pronunciamento, a Take Two diz que pretende cooperar inteiramente com o inquérito da FTC, e acredita que ela acontecerá dentro das leis e dos regulamentos aplicáveis.

Ainda no mesmo anúncio: A Rockstar e a Take-Two lamenta que os consumidores possam ter sido expostos a conteúdos que não deveriam ser acessados na versão jogável de Grand Theft Auto: San Andreas. E reitera um argumento que já foi derrubado, o de que o Hot Coffee foi resultado unicamente de uma modificação de terceiros.

Em outra frente a Take-Two também é alvejada: a corte civil. De acordo com a Associated Press, um processo foi aberto contra a empresa no Distrito Sul de Nova York. A Sra. Florence Cohen entrou com o pedido por se sentir lesada, ao saber que comprou para o seu neto um jogo que tinha sexo escondido. Legalmente, acusa a Take-Two de Consumer Deception (Enganar o Consumidor), False Advertising (Propaganda Enganosa), Common Law Fraud (Fraude do Direito Civil) e Unjust Enrichment (Enriquecimento Ilícito). A Sra. Cohen tenta conseguir um julgamento com júri popular, e pede US$ 5 milhões de compensação pelos danos. E como nos EUA as pessoas processam as outras com a fleuma de quem diz bom dia, a coisa vai longe e só aumentará.

Enquanto isso, a propaganda televisiva de San Andreas continuam sendo veiculada, agora com a indicação de censura AO (Adults Only), acionistas da Take-Two analisam as perdas financeiras e GTA segue como o jogo mais vendido de todos os tempos.

Leia mais sobre Grand Theft Auto