O ano de 2020 tem tudo para ser o melhor da história recente do RPG no Brasil.

Isso se deve à chegada de grandes lançamentos bastante aguardados pelos jogadores. O ano, que começou com a edição nacional de The Witcher, terá em breve os primeiros módulos da 5ª edição de Dungeons & Dragons e os esperados Tormenta 20 e Pathfinder 2E.

E este é só o começo.

Se em 2019 o hobby chamou a atenção de quem não joga pelos números alavancados em campanhas de financiamento coletivo, 2020 é quando esse investimento retornará aos jogadores: Tormenta 20, da Jambô, está em seu último playtest e a edição completa do livro básico deverá ser lançada em breve.

tormenta-20
Jambô/Divulgação

O projeto, que celebra os 20 anos do maior cenário brasileiro de fantasia, angariou quase R$ 2 milhões no Catarse no ano passado. Agora, o retorno para a comunidade vem não só com um guia de regras luxuoso e atualizado, mas também como o pontapé inicial de um projeto maior: a Iniciativa T20.

Segundo a Jambô, a Iniciativa T20 permitirá que a comunidade crie e distribua conteúdo usando o cenário, seus personagens e as regras de Tormenta 20. Isso inclui contos, quadrinhos, aventuras e suplementos para jogo. Nada disso será canônico, mas os criadores poderão optar por cobrar pelas obras ou distribuí-las de graça dentro da plataforma. E, claro, a editora estará sempre de olho em conteúdos de qualidade e populares entre os usuários, como uma forma de encontrar novos talentos.

pathfinder-2e
New Order/Divulgação

Pathfinder 2E, o principal concorrente de Dungeons & Dragons nos EUA, também será lançado por aqui nos próximos meses. O jogo, distribuído no Brasil pela New Order, chegará aos apoiadores do financiamento coletivo e em seguida às lojas, com o módulo básico e outros suplementos. A editora espera repetir no Brasil a concorrência saudável que existe entre Pathfinder e D&D nos EUA.

Lançada por aqui no final do ano passado, a 5ª edição de Dungeons & Dragons surpreendeu a Galápagos Jogos com uma demanda muito acima do previsto. A editora diz ter se preparado para vendas bastante acima do normal com seus jogos, mas mesmo assim, não foi o bastante: o Livro do Jogador esgotou na pré-venda e, como a produção dos suplementos internacionais do RPG são concentrados na Europa, pela Galen Force 9, uma segunda impressão entrou na fila, junto com outros módulos que ainda esperam a vez de chegar ao mercado brasileiro.

dungeons-and-dragons
Wizards of the Coast/Divulgação

Em painel na CCXP19, a Galápagos disse que após o lançamento dos produtos básicos (Livro do Jogador, Livro do Mestre, Manual dos Monstros, Escudo do Mestre e Starter Set), o Brasil é um dos países que receberá mais suplementos de D&D e em maior velocidade. O bom é que, depois dos guias iniciais, a editora não precisa se prender à ordem de publicação original.

A primeira grande aventura que chegará por aqui, por exemplo, será Maldição de Strahd, uma das mais elogiadas da 5ª edição. Entre outros suplementos estão previstos o Guia dos Monstros do Volo, o Guia de Xanathar para Todas as Coisas e o recente Eberron: Rising from the Last War. Ainda não há previsão para o lançamento de Explorer's Guide to Wildemount, o guia da campanha do Critical Role, no Brasil.

A Galápagos também trabalha no lançamento nacional de outros produtos derivados de D&D, como o jogo de tabuleiro Masmorra do Mago Louco, miniaturas e os colecionáveis da linha Figurines of Adorable Power. E para o segundo semestre, a editora já trabalha no lançamento da 5ª edição de Vampiro: A Máscara, outra franquia que foi muito popular entre o público brasileiro. Seu retorno deve atrair muita gente de volta ao RPG de mesa.

Além das marcas famosas, há muita coisa boa vindo para o Brasil nos próximos meses: o RPG oficial de The Expanse marca o retorno da Jambô aos produtos licenciados e a New Order prepara o lançamento brasileiro de Alien RPG, da Modiphius - o jogo, baseado na franquia cinematográfica de terror espacial, vem recebendo ótimas críticas no exterior, e é o primeiro de vários novos títulos que a editora fluminense prepara para este ano.

the-expanse

Também há novidades para a crescente comunidade de "retro-RPGistas", começando com Forbidden Lands, que será lançado por aqui pela editora Sagen após um bem sucedido financiamento coletivo na virada do ano. A editora independente vem se especializando no nicho: em setembro de 2019 ela adquiriu os direitos de publicação de Dungeon Crawl Classics - antes distribuído pela New Order - e trabalha na versão nacional de Old School Essentials, um conjunto de regras que emula o clássico Dungeons & Dragons dos anos 80.

Universo em expansão

Outro ponto a favor do RPG de mesa no Brasil em 2020 é a expansão do hobby em outras mídias e obras derivadas, seja pela maior oferta de livros de fantasia clássica - como as Crônicas de Dragonlance e os romances de R.A. Salvatore no mundo de Forgotten Realms, de volta às prateleiras brasileiras desde o ano passado - como pela chegada de mais obras que apresentam esse universo ao público: Rat Queens, atualmente em seu terceiro volume, é uma HQ perfeita para atrair novos jogadores para o hobby e mostrar para a "velha guarda" como RPG pode - e deve - ser uma experiência inclusiva.

Para os fãs de Tormenta, então, nem preciso apontar: o primeiro volume de Holy Avenger: Paladina, lançado na CCXP19, marca o novo momento do cenário de fantasia criado por Marcelo Cassaro, JM Trevisan e Rogério Saladino - e que deve ganhar uma animação, um curta metragem live action e dois jogos de tabuleiro este ano.

Mas isso não é tudo, já dizia Ciro Bottini: os romances de Tormenta (que incluem Flecha de Fogo e os excelentes A Jóia da Alma e A Deusa do Labirinto, entre outros) ganharam uma nova porta de entrada, com o lançamento de uma nova edição de O Inimigo do Mundo, primeiro volume da trilogia que elevou o cenário de RPG ao patamar de literatura de fantasia.

E é impossível falar de RPG de mesa em 2020 sem falar de live streaming. Ainda não há no Brasil um equivalente ao Critical Role. Mas uma parcela do sucesso de Tormenta 20 veio das partidas jogadas ao vivo pela Guilda do Macaco, a mesa/stream oficial do jogo. Outros nomes bem conhecidos pela comunidade, como Gruntar e Azecos, se tornaram parceiros de editoras e ajudam na divulgação de lançamentos.

O influenciador digital (e antigo colaborador do The Enemy) Cellbit já anunciou que vai começar uma "stream especial de RPG", com uma aventura própria e usando o sistema Gumshoe, publicado no Brasil pela editora Retropunk (de O Rastro de Cthulhu). Com uma média de 7 mil visualizações ao vivo em suas lives, Cellbit pode levar o hobby até muita gente que talvez nunca tenha ouvido falar dessas 3 letrinhas.