A plataforma de jogos Kongregate e o The Strong Museum, de Rochester, nos Estados Unidos, se uniram em uma nova iniciativa que tem como objetivo preservar jogos em Flash.

A colaboração permitirá que o museu baixe e preserve milhares de títulos criados em Flash que estão hoje no Kongregate. No futuro, os títulos estarão disponíveis para pesquisa e para fins educacionais.

A iniciativa vem em um momento em que o suporte ao plugin Flash está chegando ao fim – criadora da ferramenta multimídia, a Adobe encerrará o suporte ao Flash em 31 de dezembro de 2020.

"Jogos em Flash são uma parte importante da história do jogo. Eles forneceram acesso a inúmeros jogos de graça para qualquer pessoa com conexão à Internet ", afirmou Andrew Borman, curador de jogos digitais do The Strong. "Os jogos em flash eram relativamente fáceis de criar e, portanto, abriam o processo de desenvolvimento de jogos para milhares de pessoas, algumas das quais produziram jogos comerciais".

"Os jogos em flash também introduziram temas e mecanismos de jogos que se tornaram populares em muitos videogames, especialmente com o aumento da popularidade dos jogos para celular", continuou.

Ainda segundo o museu, o armazenamento dos dados dos jogos será feito em conjunto com todos seus metadados e a organização se esforçará para "implementar melhores práticas" para que os games continuem jogáveis na forma originalmente planejada.