Uma das maiores polêmicas da indústria de jogos no ano passado, as loot boxes podem ter feito muito barulho em 2017, mas não devem deixar de aparecer em novos games tão cedo.

O que indica isso é a pesquisa anual da Game Developers Conference (GDC) com desenvolvedores, que mostra que 11%, ou pouco mais de um a cada dez desenvolvedores entrevistados, está trabalhando atualmente em um jogo com estratégia de monetização que envolve loot boxes.

A boa notícia, ao menos, parece ser o fato da opção de loot boxes ter ficado com a última da lista de estratégia de monetização de jogos, segundo dados do levantamento. A pesquisa entrevistou quase 4 mil desenvolvedores.

Disparado na frente, 49% dos desenvolvedores afirmaram que apostarão em downloads pagos como estratégia principal de monetização, enquanto 39% dizem que apostam em jogos free-to-play – com monetização baseada em publicidade (14%), itens pagos dentro do jogo (22%), moeda virtual (21%) ou serviço de assinatura (13%).

Quando o assunto é consoles, a pesquisa mostrou que o Switch realmente conquistou um espaço entre desenvolvedores.

Questionados sobre qual a plataforma na qual têm maior interesse, 36% dos respondentes citaram o console da Nintendo. O resultado é superior ao do Xbox One, que foi citado por 28% dos entrevistados.

O PC continua na dianteira, citado por 59% dos desenvoledores, seguido pelo PlayStation 4, com 39%.