Na onda dos assistentes pessoais de inteligência artificial, a Ubisoft anunciou o lançamento do Sam, ferramenta que utiliza informações de perfil dos jogadores para das dicas e informações personalizadas ao usuário.

Sempre que os jogadores quiser saber sobre datas de lançamentos, assistir a um trailer, descobrir Easter Eggs em um jogo ou conversar sobre algum tema específico dos jogos da empresa, Sam irá repondê-los ou direcioná-los à área apropriada do site da Ubisoft.

O novo assistente pessoal também pode ser conectado diretamente às contas dos usuários na Ubisoft para gerar respostas personalizadas e fazer análises sobre suas últimas partidas, fornecendo dicas quando identificar dificuldades dos jogadores.

"Com o Sam, oferecemos um serviço inovador e útil para os jogadores, capaz de identificar seus perfis e melhorar suas experiências de jogo. O assistente pessoal permite que os usuários encontrem as informações que precisam com mais rapidez e não percam tempo que poderiam investir no jogo", disse Stephanie Perotti, vice-presidente de serviços online da Ubisoft. Veja o assistente em funcionamento no vídeo acima.

Desenvolvido pela Ubisoft Club, o serviço utiliza a tecnologia Dialogflow Enterprise do Google Cloud, que usa processamento de linguagem natural para criar interfaces de conversação. A ferramenta está disponível em open beta apenas para usuários do Canadá, mas deve, nos próximos meses, ser disponibilizado em outros países.