Em 11 de novembro de 2006, exatamente 10 anos atrás, o PlayStation 3 foi lançado oficialmente no Japão, iniciando uma nova geração de consoles para a Sony. A década foi marcada por tropeços, como a queda da PSN e o preço no lançamento, mas também trouxe diversos jogos inesquecíveis.
God of War 3
Antes de partir para a mitologa nórdica, Kratos precisava matar os últmos deuses do Olimpo. E foi exatamente isso que fez em God of War 3, lançado em 2010 pela Sony Santa Monica. Um verdadeiro espetáculo cinematográfico, com lutas contra chefões violentas e memoráveis, o jogo terminou bem a trilogia sangrenta que começou no PS2.
Para comemorar uma década do PS3, juntamos 10 destes jogos - cinco exclusivos, cinco multiplataforma. O que significa que clássicos como Dark Souls, BioShock, Ni No Kuni: Wrath of The White Witch, Street Fighter IV, Fallout 3, Heavy Rain, LittleBigPlanet, Call of Duty: Modern Warfare 2, Resistance 3, Mass Effect 2 e tantos outros acabaram de fora, mas não foi por não merecerem. A abundância de games que podiam estar nesta lista apenas mostra como a última geração de consoles foi divertida.
Red Dead Redemption
A morte do velho-oeste, a solitude dos desertos texanos e a violência das gangues mexicana. Red Dead Redemption tem tudo isso e muito mais. O jogo de mundo aberto da Rockstar se tornou um clássico assim que foi lançado em 2010. John Marston e as pessoas que o acompanham em sua jornada por redenção mostram o lado adulto e mais complexo da criadora de GTA.
Sem mais delongas, aqui estão 10 jogos inesquecíveis do PS3.
Uncharted 2: Among Thieves
Toda a trilogia Uncharted podia estar nessa lista, mas não há dúvidas de que Uncharted 2: Among Thieves, lançado em 2009, foi o grande responsável por transformar a Naughty Dog em uma das desenvolvedoras mais respeitadas da atualidade. Poucos personagens são tão engraçados, icônicos e bem desenvolvidos como Drake, Sully, Elena e Chloe. Isso sem falar nas incríveis cenas de ação que colocam Hollywood no bolso.
The Last of Us
Sim, você sabia que esse jogo estaria aqui. Mas há uma razão para isso. O que a Naughty Dog fez com The Last of Us em 2013 foi elevar o padrão de narrativa em games, combinando uma história sombria e poderosa com um gameplay que só realçava os temas de sobrevivência do mundo pós-apocalíptico criado pela desenvolvedora. A jornada de Joel e Ellie pelos Estados Unidos infectado entrou automaticamente para o panteão dos games. The Last of Us é brutal, lindo, triste e incrivelmente humano.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Assassin's Creed II
Quem não lembra de escalar os telhados de Florença o mais rápido possível para vencer a corrida contra seu irmão, enquanto aquela belíssima trilha sonora tocava, e então ver o nome Assassin's Creed II no céu noturno na Itália. Foi assim, lá em 2009, que começa a jornada de Ezio Auditore, um dos principais personagens dos games nos últimos 10 anos, e certamente o mais popular da Ubisoft.
Journey
Provavelmente o jogo mais bonito dessa lista, e com certeza o mais diferente, Journey é uma experiência única e emocionante. Desenvolvido pela thatgamecompany e lançado em 2012, o game conta a história de um viajante que precisa atravessar o deserto e chegar numa montanha. Durante suas duas horas - e através de um gameplay simples e eficaz junto com a fantástica trilha sonora de Austin Wintory - Journey fala sobre vida, morte e tantas outras coisas. Uma verdadeira obra-prima.
Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots
Ame-o ou odeie-o, é impossível jogar Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots e não pensar nele. A série de Hideo Kojima nunca foi marcada por realismo ou seriedade demais, mas aqui, no fim da saga de Solid Snake em 2008, o japonês e sua turma na Kojima Productions foram com tudo, trazendo referências claras ao primeiro MGS, um novo sistema de stealth, e uma história tão, tão louca, que é impossível não apreciar o grau de absurdo da narrativa.
The Elder Scrolls V: Skyrim
Sim, a versão de PS3 de The Elder Scrolls V: Skyrim não era a melhor, mas ainda asim, milhares de pessoas depositaram centenas de horas no RPG da Bethesda Game Studios que saiu em 2011. O jogo foi um verdadeiro fenômeno. Não dava para passar um dia sem ver um meme de flecha do joelho ou Fus Ro Dah. O mundo inacreditavelmente grande de Skyrim estava coberto de uma mitologia fascinante, quests divertidos e uma infinitude de opções de gameplay. Apesar dos bugs, deu para a diversão estava lá.
Batman: Arkham Asylum
Jogos de heróis sempre existiram. Mas em 2009, quando a Rocksteady Studios lançou Batman: Arkham Asylum, o padrão subiu. O estúdio replicou com perfeição a sensação de ser o Cavaleiro das Trevas. Da investigação com o modo detetive ao sistema de combate veloz e preciso, passando, é claro, pelos cenários e inimigos incríveis, o jogo criou um novo padrão para experiências interativas de super heróis.
Grand Theft Auto V
Em 2013, pertinho do fim da geração, a Rockstar Games voltou com tudo ao seu universo absurdo com Grand Theft Auto V. Juntando três personagens e um mapa gigantesco cheio de atividades, o jogo se tornou um clássico instantâneo, especialmente pela forma como retrata a sociedade atual. Tudo isso só aumentou com a chegada do seu componente multiplayer, GTA Online.