Shadow of Mordor, notável game sobre o universo de Senhor dos Anéis, chegou perto de ser um jogo do Batman, de acordo com o jornalista Liam Robertson. A desenvolvedora Monolith havia sido comprada pela Warner Bros. e queria testar alguma de suas franquias. Apesar de Senhor dos Anéis ser a favorita dos desenvolvedores, o conceito inicial não agradou muito, principalmente por conta de seus dois protagonistas.

O time de desenvolvimento se voltou, então, para Batman, com a ideia de fazer um game inspirado na trilogia do Cavaleiro das Trevas. Para que o projeto avançasse, entretanto, era necessária a autorização explícita de Christopher Nolan, diretor dos filmes; infelizmente, a permissão nunca veio, e os desenvolvedores tiveram de voltar à estaca zero da temática.

Mesmo sem a chancela de Nolan, o desenvolvimento do game já estava tomando forma: em um ano e meio de pré-produção, o estúdio criou um Batmóvel funcional, três estilos de gameplay (stealth, combate direto e uso de acessórios), e uma base para o game, que focava principalmente no resgate de civis, grandes roubos e, claro, derrotar bandidos.

O lado positivo disso é que muito dessa pré-produção foi adotada em Shadow of Mordor. Durante o desenvolvimento, inclusive, Batman era o protagonista do game no lugar de Talion.