A Sony registrou uma nova patente nos Estados Unidos para uma tecnologia capaz de transformar qualquer coisa em um controle de PlayStation (via GamesIndustry). A patente detalha como o PlayStation 5 pode reconhecer qualquer objeto não-eletrônico, como por exemplo, uma banana, como um controle usando essa tecnologia.
Ao que parece, uma câmera captura imagens do objeto que o jogador está segurando e determina a posição dos botões na sua superfície. O item não pode ser luminoso, pois isso atrapalharia o rastreamento dos comandos. A Sony diz que os jogos podem aprender a reconhecer um objeto usado como controle, ou os desenvolvedores podem configurar certos itens como controles para seus games.
Segundo a empresa, esta seria uma maneira das pessoas jogarem seus jogos sem precisar gastar com controles caros e complicados. "É desejável que o usuário possa usar um dispositivo simples, barato e não eletrônico como um periférico de videogame", diz a Sony no registro da patente.
É bom lembrar, patentes não são produtos finais e o registro não é um indicativo de que a Sony vai adotar a nova tecnologia.
Novo controle do PSVR
Outra patente registrada pela Sony parece ser par aum novo controle para os óculos PlayStation VR. Publicada em novembro de 2020, ela mostra um dispositivo com um conjunto de botões e pequenas luzes de LED para rastreamento, assim como gatilhos resistentes e feedback háptico, similar ao do DualSense.
Pela ilustração, esse controle é menor do que o atual PS Move.
A Sony anunciou em fevereiro que está trabalhando em um novo PlayStation VR para o PS5.