Kaz Hirai vai deixar o comando da Sony. O executivo, que cresceu dentro da empresa por meio da divisão PlayStation, sairá do cargo de CEO em 1º de abril.

Hirai era CEO da Sony desde 2012 e agora vai se tornar o diretor do conselho administrativo da empresa. Kenichiro Yoshida, o chefe financeiro da empresa, vai assumir o cargo de CEO.

Hirai começou sua carreira na Sony em 1984, na divisão de música. Onze anos depois, mudou-se para o PlayStation e foi subindo posições até se tornar vice-presidente da Sony Computer Entertainment.

Em 2006, Hirai ficou conhecido por comandar a apresentação mais vergonhosa da história da Sony na E3: a de 2006, quando a empresa anunciou o PlayStation 3 com um preço de US$ 600.

Pouco tempo depois, Hirai substituiu Ken Kutaragi, considerado o pai do console, na presidência do PlayStation - neste cargo, ele foi um dos executivos a pedir desculpas publicamente pelo ataque à PlayStation Network de 2011, que derrubou a rede e expôs dados de 77 milhões de contas.

Na cultura gamer, Hirai também inspirou uma das melhores contas falsas de Twitter sobre a indústria (que, curiosamente, também deve se encerrar em 2018).