Um jogo de piratas não é exatamente o que você imagina quando pensa em eSports, mas com Skull and Bones parece que a Ubisoft tem a intenção de transformar batalhas navais em competição.

Em desenvolvimento no estúdio de Cingapura da empresa, o jogo coloca duas frotas de piratas, com cinco barcos cada, uma contra a outra em mares repletos de mercantes. O objetivo é acumular riquezas ao afundar navios e derrotar naus inimigas. A frota que escapar com mais dinheiro ao final da partida vence.

Com belos gráficos, há quatro tipos de navios pirata para escolher e aprimorar, cada um armado para um tipo de combate, variando elementos como distância, velocidade, força do casco e potência das armas.

Um mapa na lateral direita mostra a direção das massas de ventos e marca onde estão os outros navios. É crucial traçar as rotas de ataque para obter posição favorável em relação ao vento, que pode ser aproveitado variando a altura das velas (quanto mais estendidas mais rápido o navio, mas menos manobrável).

A experiência de duas partidas competitivas de Skull and Bones foi satisfatória. A jogabilidade lembra bastante os momentos ao alto-mar de Assassin's Creed IV: Black Flag e não demora a empolgar - especialmente quando você afunda seu primeiro navio e apanha sua recompensa.

O problema é quando você se torna o alvo mais desejado dos piratas, por carregar a maior quantia de ouro... de divertida, a partida vira uma dramática corrida por sobrevivência. A demo jogada não incluiu monstros marinhos, uma promessa do game.

Skull and Bones sai em 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.