Mais inclusão e um ambiente menos tóxico no mundo dos games.

Este é o resumo do discurso - e o pedido - de Phil Spencer, chefão da divisão Xbox na Microsoft, na conferência de abertura da DICE Summit, evento dedicado a executivos da indústria de games que acontece nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Spencer falou sobre como a criação de mundos nos games é um elemento cada vez mais importante no mercado atual e como isso se reflete também na vida real, seja na cultura de empresa no ambiente de trabalho, seja nas comunidades de cada jogo e plataforma.

Ao longo do discurso, Spencer contou como o MMO Ultima Online foi crucial para ele entender o poder de imersão dos jogos eletrônicos, em 1997, e elogiou diversos games pelo talento em criar mundos críveis e elaborados, capazes de despertar reflexões sobre o mundo real - incluindo marcas consagradas de rivais, como Legend of Zelda e Uncharted.

Inclusive, o executivo citou um episódio ocorrido aqui no Brasil, durante a BGS, para ilustrar como é importante criar comunidades inclusivas, que acolham e respeitem as diferenças entre pessoas.

Spencer disse que, durante o evento, entre uma entrevista e outra, um rapaz em uma cadeira de rodas disse a ele que se sentia acolhido na Xbox Live, que ali era um ambiente em que ele não era tratado diferente por conta de qualquer tipo de limitação física.

Ele falou também sobre pessoas que têm medo de dizer que jogam videogame ou até acabam se afastando de jogos eletrônicos por conta de comunidades tóxicas que discriminam por serem mulheres ou pessoas negras por exemplo.

"A mensagem destes episódios é: 'você não é bem vindo aqui, e se você continuar por aqui, esteja pronto pra lidar com qualquer comportamento perturbador que vier pela frente'. Quando toxicidade é direcionada a qualquer um de nós, ela tem que ser interrompida por todos nós", comentou Phil.

"Honestamente, o comportamento tóxico não prejudica apenas um indivíduo, mas sim toda a indústria".

Como exemplo prático, Phil falou um pouco mais sobre o processo de reestruturação que a Microsoft vem passando nos últimos quatro anos, desde que Satya Nadella assumiu como CEO da empresa.

Dentre erros que serviram de base para reflexões e mudanças na cultura da empresa, o executivo de Xbox citou um episódio de 2016, em que a Microsoft fez uma festa durante o período da GDC, em São Francisco, com dançarinas em roupas curtas.

À época, Phil Spencer pediu desculpas e disse que o evento não estava alinhando com a filosofia da empresa.