A Valve  removeu do Steam todos os jogos da desenvolvedora Insel Games, acusada de tentar manipular análises de jogos dentro da plataforma.

A polêmica ao redor da empresa, sediada em Malta, começou no ano passado, quando um usuário do Reddit postou um email  no qual o CEO da companhia, Patrick Streppel, pede que funcionários comprem um dos jogos da empresa que performava abaixo do esperado e sugere que escrevam reviews do título.

"É claro que não posso forçá-los a escrever uma análise (e muito menos lhes dizer o que escrever) – mas eu não deveria precisar. Negligenciar a importância das reviews, em última análise, custará empregos. Se Wild Buster falhar, a Insel falha, o IME falha e todos nós não teremos nenhum trabalho no próximo ano", escreveu.

Pouco após o envio do email, no dia 14 de dezembro, o jogo viu um pico de análises positivas no Steam.

"A publisher parece ter usado várias contas do Steam para publicar críticas positivas para seus próprios jogos. Esta é uma clara violação da nossa política de revisão e algo que levamos muito a sério", escreveu a Valve em uma postagem sobre tema em seus fóruns.

Em um comunicado enviado ao Kotaku, Streppel confirmou o envio do email aos funcionários e afirmou que a empresa apelaria da decisão da Valve de remover seu conteúdo do Steam.

"Nunca pretendi ameaçar ninguém, apenas declarar a importância das análises para toda a empresa", afirmou o executivo. "Ninguém da equipe recebeu punições por não comprar o jogo ou não escrever um review".