Em entrevista ao IGN, o programador Pierre-Loup Griffais, da Valve, declarou que o Steam Deck deve rodar jogos em, pelo menos, 30 fps, e que até o momento o PC portátil conseguiu rodar todos os títulos testados na plataforma.
"Não encontramos nada que pudéssemos testar neste aparelho que ele não conseguisse aguentar", declarou.
De acordo com o programador, este é o resultado de vários anos de pesquisa e desenvolvimento do projeto, especialmente em termos de performance de jogos lançados recentemente.
"Temos dado uma olhada em vários games dos últimos anos no catálogo", declarou. "Mas o verdadeiro teste para nós foram os jogos que forçam lançados no ano passado. Eles simplesmente não rodavam muito bem nos tipos de protótipos e arquiteturas antigas que estávamos testando."
A declaração de que o alvo do Steam Deck é de rodar jogos a 30 fps (com resolução na tela de 800p) gerou preocupação no público com foco em performance, o que fez Griffais esclarecer os planos da Valve no Twitter.
"O 'alvo em 30 fps' se refere ao piso do que consideramos jogável em nossos testes de performance", diz a mensagem. "Jogos que testamos e mostramos têm consistentemente encontrado ou superado este piso, até o momento."
O Steam Deck está previsto para ser lançado em dezembro, com versões com armazenamento em 64 GB, 128 GB e 256 GB.