A Blizzard anunciou nesta quarta-feira (09) que disponibilizará sua franquia StarCraft II gratuitamente para pesquisadores, jogadores e entusiastas que desejam treinar seus softwares de inteligência artificial (AI) no jogo.

Apelidada de SC2LE, a iniciativa é resultado de uma colaboração entre a desenvolvedora e a DeepMind – empresa do mesmo grupo do Google dedicada à pesquisa em inteligência artificial.

Desde novembro do ano passado, as duas companhias trabalharam juntas em um projeto que usava o game de estratégia em tempo real para treinar a AI da DeepMind em tomar decisões semelhantes às de um jogador humano de StarCraft, que precisa levar em consideração tanto eventos instantâneos – como a movimentação de unidades – quanto estratégias de longo prazo.

A escolha de StarCraft II tem relação com o fato do título ser considerado complexo e popular o suficiente para trazer um ambiente desafiador e uma grande base de dados os para softwares de inteligência artificial. Um exemplo é a movimentação de unidades no jogo: são ao menos 300 ações básicas diferentes que podem ser tomadas pelo jogador, o que significaria 100 milhões de ações possíveis em um espaço de 84x84.

SCII GIF

A StarCraft II API estará disponível através de um pacote Linux (com suporte para Windows e Mac) desenhado para rodar na nuvem e que incluirá materiais como exemplos de código, exemplos de bots e suporte offline para partidas entre duas inteligências artificiais diferentes.