Uma reportagem da CNN informa que, como parte da campanha para influenciar as eleições americanas de 2016 em favor de Donald Trump, um grupo financiado pelo governo russo criou um jogo em Flash “protagonizado” por Hillary Clinton.

O game, conhecido como Hilltendo, não era nada mais do que alguns minigames de qualidade duvidosa - incluindo uma cópia de Flappy Bird em que Hillary (montada em uma bomba nuclear) deve desviar de agentes federais enquanto pega e-mails, e outro em que ela deve pegar dinheiro caindo de bandeiras de países do Oriente Médio - que, de acordo com o designer Brian Moore, “poderia ser criado em até 12 horas.”

De acordo com analistas entrevistados pela CNN, porém, quem jogasse o jogo poderia ser um alvo em potencial dos criadores de desinformação, que poderiam influenciar sua opinião por meio de atividades em redes sociais ou propagandas especiais.

Reprodução/CNN
Reprodução/CNN

A suposta ligação do jogo ao governo russo deve-se principalmente porque o endereço de IP do site Hilltendo.com era compartilhado com PlaywithHillary.com e BlackFist.pro, este último já confirmado ser de posse do grupo Internet Research Agency, indiciado pelo procurador especial da Justiça americana Robert Mueller como agentes ligados ao Kremlin.

Além disso, o registro do site PlayWithHillary.com foi feito de São Petesburgo, na Rússia, cidade em que o Internet Research Agency usava como base de operações.

De qualquer forma, por si só a página do jogo não teve apenas 19 mil acessos. Uma lista com o jogo no site de compartilhamento de imagens Imgur, porém, alcançou 700 mil acessos e chegou até a entrar na sua página inicial.