A Rockstar confirmou no dia 15 de março que vai implementar uma atualização que reduz em até 70% os tempos de carregamento penosos de Grand Theft Auto Online, além de ter dado um prêmio de US$ 10.000,00 ao usuário que descobriu o problema.

No final de fevereiro, um programador e modder conhecido apenas como t0st deu uma mexida no código de GTA Online e descobriu que um dos principais problemas que levam aos carregamentos que podem chegar a até 5 minutos para iniciar uma partida é a quantidade exorbitante de verificações de itens, a maioria delas irrelevante para o modo online, antes de cada partida.

Divulgação / Rockstar

Com algumas alterações, t0st conseguiu reduzir tempos de carregamento que levavam em torno de 6 minutos para menos de 2 minutos, uma redução de quase 70%, e compartilhou sua solução no GitHub e explicou o processo em seu blog.

Após algumas semanas, a Rockstar se posicionou afirmando em nota ao site PC Gamer que “após uma investigação detalhada, nós podemos confirmar que o jogador t0st, de fato, revelou um aspecto do código do jogo relacionado aos tempos de carregamento para versão de PC do GTA Online que poderiam ser melhorados.”

Crédito: Divulgação / Rockstar

Com isso, em nota a Rockstar afirmou que as correções sugeridas por t0st seriam implementadas oficialmente em uma atualização futura e que teria entrado em contato com o usuário para agradecer por seu esforço. Além disso, t0st confirmou que a empresa não apenas entrou de fato em contato com ele como o recompensou com US$ 10.000,00 (dez mil dólares) por seu trabalho.

Geralmente a comunidade de PC é um ecossistema favorável a fatos inusitados com este, com empresas que chegam até a sondar a comunidade de modders por possíveis contratações como o caso de Alexander Velicky, modder de Skyrim que passou mais de duas mil horas criando um mod impressionante para o jogo da Bethesda buscando um emprego na empresa e em 2013 acabou sendo contratado pela Bungie para trabalhar no primeiro Destiny.