O Ministério da Cultura (MinC) anunciou que termina nesta quinta-feira (22) o prazo para o registro de empresas que desejam participar do II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais.

O levantamento tem como objetivo aprimorar políticas públicas voltadas aos games, orientando novos investimentos para o setor.

Entre as informações que serão levantadas estão a distribuição geográfica das empresas do setor, perfil de desenvolvedores, dos jogos produzidos e quais as principais plataformas, meios de distribuição e produção dos títulos.

O Censo deve ainda medir as perspectivas de internacionalização e os principais desafios destas empresas.

"O setor se apresenta como um dos mais dinâmicos da economia da cultura e, por isso, a atualização do estudo vai permitir direcionar melhor os investimentos privados e as políticas públicas para esse segmento", afirmou Mansur Bassit, secretário da Economia da Cultura do MinC.

Empresas interessadas têm até às 23h59 desta quinta para enviar um e-mail para o órgão com suas propostas. Documentos necessários e a lista de entidades que se encaixam no Censo podem ser consultados através do site oficial do MinC.

A primeira edição do Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais foi realizada, em 2014, pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Indústria de Games e pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP).