Apesar de seu extenso catálogo, metade das receitas do Steam vem de apenas 100 jogos, indicou Sergey Galyonkin, criador da SteamSpy, ferramenta de análise de dados da plataforma da Valve.

"Metade de todo o dinheiro é feito por um pequeno subconjunto de jogos", disse ele durante a GDC 2018 (via PC Gamer). "Dos 21.406 jogos atualmente no Steam – 7.696 dos quais foram liberados em 2017 –, aqueles que conseguem entrar no top 100 ganham a maior parte do dinheiro".

Ainda segundo Galyonkin, o Steam teve seu melhor ano da história em 2017, com receitas superiores a US$ 4,3 bilhões e mais de 63 milhões de novas contas criadas.

Entre os grandes responsáveis pelo ano positivo foi Playerunknown’s Battlegrounds, que vendeu quase 28 milhões de cópias, de acordo com o criador da SteamSpy. Counter-Strike: Global Offensive também mostrou sua força, vendendo cerca de 12,5 milhões de cópias.

Apesar dos resultados positivos, Galyonkin alertou também para problemas que afetam o serviço, como a "descoberta" cada vez mais difícil de jogos por conta do catálogo astronômico da plataforma – que ganha cerca de 30 novos jogos por dia. "Temos jogos demais", afirmou. “Não é apenas impossível para um usuário comprar todos eles; é impossível que um usuário navegue por eles".

Criada em 2015, a SteamSpy opera monitorando aproximadamente 800 mil usuários através da Steam API, gerando estatísticas a cada três dias sobre os games do catálogo.