Novo título de uma das mais populares séries de corrida dos games, Need for Speed Heat foi oficialmente revelado pela Electronic Arts na semana passada trazendo um ambicioso ciclo de dia e noite que promete dois estilos de corrida completamente diferentes para seus jogadores.

Durante a Gamescom 2019, tivemos a oportunidade de experimentá-los em uma sessão de gameplay de pouco mais de uma hora, e ficamos empolgados com a mistura de elementos de Velozes e Furiosos e Grand Theft Auto dos modos - além, é claro, dos gráficos impressionantes.

Em Need for Speed Heat, cada um dos dois tipos diferentes de corrida tem objetivos diferentes: enquanto as corridas diurnas dão dinheiro ao jogador para comprar peças para seus carros; à noite, as corridas clandestinas são por reconhecimento dentro da comunidade de pilotos da cidade fictícia de Palm City, uma espécie de Miami recriada para o game.

Na demo, pudemos disputar uma corrida de dia em uma área portuária da cidade, repleta de guindastes e navios ancorados ao redor da pista - que tinha um trajeto bem definido e fechado. A corrida é o que se espera de um jogo tradicional da série, com uma pilotagem mais realista dos doze participantes em seus carros tunados.

Neste modo, chama a atenção os gráficos realistas do jogo, com riqueza de detalhes nos veículos e no próprio cenário - repleto de lâminas de água no chão que refletiam bem a pista e seus arredores. O modo mostrou também que é possível extravasar os limites da pista em vários pontos do mapa, ainda que o jogador seja punido com uma redução de velocidade quando estiver fora da pista e que precise passar por todos os checkpoints ao longo do trajeto para de fato completá-lo.

De noite, a jogabilidade de Heat muda consideravelmente - e para melhor: o objetivo ainda é chegar no primeiro lugar das corridas clandestinas, mas policiais rodando pelo mapa se mostram uma ameaça ainda maior que os adversários de corrida. Em uma pista no meio da cidade de Palm City, pudemos experimentar o caos de uma corrida noturna e chuvosa em que carros de civis se misturam aos veículos disputando a corrida e também aos policiais, que caçam ativamente o jogador. É um modo frenético e bastante divertido de se percorrer.

Todo o trecho noturno do jogo se assemelha à uma espécie de fuga ao estilo de Grand Theft Auto, com mais e mais policiais vindo atrás do seu veículo conforme o jogador comete novas barbeiragens na pista. A polícia, é claro, também usa táticas nada sutis para tentar parar o jogador, incluindo um helicóptero e carros "rhino" - uma espécie de caminhonete que se joga contra o carro do jogador para pará-lo no local.

Ao final de uma corrida clandestina noturna, o jogador também deverá despistar policiais que estejam em sua cola e encontrar um esconderijo para seu veículo, só assim mantendo o prestígio ganho durante a corrida. No caso de prisão, sim, você poderá parte de seus bens acumulados ao longo do jogo.

Estes bens, é claro, são investidos nos veículos do jogo, que conta com um dos sistemas mais robustos de customização que já vimos. Na garagem, é possível customizar todos os elementos do capô, pneus, para-choques, lanternas e vários outros detalhes do veículo, além de promover qualquer tipo de pintura no carro - incluindo também adesivos e outros detalhes pintados sobre o acabamento. É um sistema que pode ocupar horas e horas de gameplay de jogadores que gostam de trabalhar em um design caprichado para seu veículo virtual - e que, pela primeira vez, também conta com uma versão mobile já lançada para Android e iOS, o NFS Heat Studio.

Need for Speed Heat será lançado em 8 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.

* O jornalista viajou a convite da Electronic Arts