Kukoos: Lost Pets chegou no último dia 6 de dezembro coroando uma história de 15 anos da PetitFabrik, estúdio sediado em Manaus, no Amazonas. O encantador jogo de plataforma 3D, que bebe da fonte de clássicos do gênero, como Mario e Crash, chamou a atenção em escala internacional ao colecionar prêmios logo em seu período de acesso antecipado.
O The Enemy conversou com o diretor criativo Estevão Queiroga, que comentou o desenvolvimento, recepção, planos para o futuro e mencionou a vontade do estúdio de fomentar “uma matriz econômica para a região amazônica não baseada no extrativismo.”
A PetitFabrik traçou uma longa trajetória até o início do desenvolvimento de Lost Pets, em 2019. “Começar uma empresa em 2007, em Coroado, um bairro da periferia de Manaus, pagando 270 reais de aluguel, e chegar até um jogo lançado em plataformas globais foi uma longa estrada, mas entendemos que é só o começo”, relembrou Estevão.
O estúdio manauara compõe o leque de mais de mil desenvolvedoras brasileiras existentes atualmente. Sobre a recente descentralização do mercado nacional de games, algo apontado pela Pesquisa Nacional da Indústria de Games, o diretor celebra e torce pela inserção de maior diversidade no setor.
“Estamos desenvolvendo o DNA de jogos do Brasil e mostrando como as narrativas brasileiras podem encantar o mundo. Quanto mais diverso e descentralizado for o nosso mercado interno, mais facilmente encontraremos essa identidade brasileira nos jogos”, avaliou.
“Espero que, no futuro, a gente tenha uma tecnologia mais democratizada e, com ela, consigamos ter maior diversidade. Até porque, sobretudo para a Amazônia, a ideia de trabalhar com tecnologia de ponta, como games ou software, por exemplo, é muito interessante. Estamos falando de criar uma matriz econômica para a região amazônica que não está baseada no extrativismo”, disse.
Antes de chegar oficialmente, Kukoos: Lost Pets passou cerca de um ano em acesso antecipado. Durante esse período, o jogo foi destaque do BIG Festival 2022 e arrebatou diversos prêmios, incluindo três NYX Awards: Melhor Gameplay, Melhor Arte Visual e Melhor Trilha Sonora de jogo para PC.
“O principal benefício do acesso antecipado foi que tivemos tempo para interagir com os jogadores”, contou Estevão. “E, quando o jogo foi para o público, ele voltou para gente de um jeito muito legal. Ganhamos o MegaGrants da Epic Games — e, inclusive, somos destaque da loja neste final de ano.”
“Também ganhamos três prêmios no NYX Awards 2021 e fomos finalistas do China Joy 2021 na categoria Melhor Jogo de Console. (...) Foi um ano de muito aprendizado e, ao mesmo tempo, um período necessário para fazermos as pessoas conhecerem o jogo”, afirmou.
Lost Pets é um jogo divertido e bem humorado com uma mensagem sobre colaboração. Estevão comentou o trabalho de sua equipe em estabelecer o mundo dos Kukoos — criaturinhas divertidas e adoráveis que vivem em uma árvore. Ao lado de seus pets, eles devem explorar portais que levam para diferentes mundos.
“Kukoos é um universo em que a gente já trabalhava há alguns anos. (...) Essa é uma história que a gente adoraria contar em qualquer que fosse a mídia — até em série e filme”, explicou o diretor.
“Um diferencial que buscamos é que o gameplay comunicasse o principal valor da história: colaboração. Mesmo sendo uma experiência single-player, esta é uma história sobre trabalhar em grupo — por isso, os pets se integram aos personagens, eles não são apenas power-ups. Estamos falando de uma conexão”, constatou.
Explorar os mundos de Lost Pets é perceber as nítidas pinceladas e referências a clássicos de plataforma 3D. O diretor contou que o jogo, de fato, bebeu na fonte dos clássicos também porque fizeram parte da infância dos desenvolvedores.
“Quando decidimos fazer um jogo, pensamos em games que a gente ama. Crescemos jogando Crash, Banjo-Kazooie, Donkey Kong, Mario, e esses jogos são encantadores porque você se apaixona pelos personagens, não só pelo gameplay”, pontuou Estevão.
“Nosso intuito foi que o produto final fosse tão divertido quanto aqueles jogos que a gente passava a tarde inteira jogando quando era moleque”, relembrou.
Proporcionando vida e diversão aos cenários, a trilha sonora de Lost Pets é assinada por Marcos Romera. O intuito das faixas era transmitir ânimo e sofisticação — algo que, veja só, foi inspirado pelo trabalho de John Charles Fiddy e Jean-Jacques Perrey, compositores de Chaves e Chapolin.
A passos largos e vitoriosos, Kukoos: Lost Pets chegou para somar ao legado emergente do Brasil nos games. O intuito da PetitFabrik, como explica Estevão, é expandir esse portfolio, visto que novos jogos da franquia Kukoos já estão em fase de planejamento.
“Queremos continuar fortalecendo a IP e contando outras histórias — tanto nos jogos quanto em outras mídias. Temos outros títulos de Kukoos já em planejamento para mobile e outras plataformas. E, fora isso, estamos trabalhando em outros universos, com outros personagens e outras histórias. Independente do resultado, estamos determinados e trabalhando para continuar lançando coisas legais”, garantiu.
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Kukoos: Lost Pets está disponível para PS4, Nintendo Switch e PC. O jogo está previsto para chegar para PS5 e Xbox Series X|S em 2023.
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