O brasileiro Felipe Pepe lançou no último domingo (4) o The CRPG Book, um livro gratuito sobre a história dos RPGs de computador.

Fruto de quatro anos de trabalho, o projeto é gratuito e conta com 528 páginas, com análises de mais de 400 títulos lançados entre 1975 e 2015.

O livro conta com textos de nomes influentes no meio, como Chris Avellone, designer de Fallout 2 e roteirista de PreyGeorge Weidman, do canal Superbunnyhop, entre outros.

O trabalho, por enquanto apenas em inglês, pode ser conferido no site oficial do projeto. Lá, Pepe também afirma ter cogitado lançar uma versão física, mas ainda não sabe ao certo como fazer isso, devido aos altos custos de impressão e publicação.

Pepe também ressalta que o livro não passou por revisão, e pede a ajuda de voluntários para fazê-lo, já que, segundo ele, todo o trabalho tem "dois terços do tamanho de toda a trilogia de Senhor dos Anéis". Ele também diz que há planos para fazer conteúdo extra, colocando mais jogos no projeto.

Ao The Enemy, Pepe também afirmou que uma eventual tradução do livro para português também dependeria de voluntários. "Eu gostaria de lançar o livro em português, mas não tenho como traduzir algo deste tamanho sozinho. Tentei achar voluntários para ajudar com a tradução, mas ninguém apareceu", diz.