Após uma discussão que se estendeu por mais entre jogadores e a empresa, a desenvolvedora sueca Paradox, de títulos como Europa Universalis e Hearts of Iron, resolveu voltar atrás no aumento de preços de seus títulos (via Polygon). 

Fredrik Wester, CEO da companhia, veio aos fóruns da empresa com um pedido de desculpas oficial e com a promessa de que jogadores que compraram games após o reajuste serão reembolsados pela diferença entre os valores. 

"Vocês merecem mais transparência e melhor comunicação da Paradox”, escreveu. "Portanto, decidi recuar todas as mudanças de preços feitas. Acabei de sair do telefone com o Steam e eles dizem que não podemos cancelar os reajustes de preços logo antes das promoções de verão [que começaram nesta quinta-feira (22)] – caso contrário, significaria que deverímos tirar todos os produtos Paradox da promoção –, mas será Feito logo depois”. 

O reajuste aos preços de jogos da Paradox vieram de uma maneira repentina e sem avisos prévios no último dia 17 de maio, afetando diferentes países e regiões do mundo –  sob o argumento de que reajustes não eram feitos aos preços dos jogos há anos. “

Nossos preços permaneceram praticamente os mesmos durante vários anos e é natural que os reavaliemos em intervalos regulares com base na cotação de moedas, flutuações nos mercados mundiais e muitos outros fatores”, escreveu a companhia na ocasião do anúncio. 

Como é de se imaginar, a comunidade gamer não recebeu bem a notícia. Em poucos dias, a postagem no fórum interno da Paradox que anunciou os reajustes recebeu mais de 270 comentários de “não concordo”. Jogos da companhia no Steam também sofreram com represálias, incluindo avaliações negativas do jogadores.