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Apenas 6% dos desenvolvedores acha divisão de receita da Steam justificável
Pesquisa da Game Developers Conference mostra sentimento negativo de desenvolvedores em relação ao montante recolhido pela Valve
Após anos na liderança absoluta do mercado de jogos digitais para o PC, a Valve começa a ver sua hegemonia desafiada, com mais publishers decidindo pelo lançamento de jogos através de outras plataformas e pela chegada de novos entrantes no cenário, como a a Epic Games Store e Discord.
No centro dessas mudanças está a divisão de receita entre a Valve e os estúdios que publicam seus jogos na Steam, considerada injusta por cada vez mais desenvolvedores do mercado.
Segundo uma nova pesquisa realizada pelos organizadores da Game Developers Conference e divulgada pela GamesIndustry.biz neste final de semana, apenas 6% dos 4.000 respondentes consideraram justificáveis a mordida de 30% dada pela Valve nas receitas de vendas de jogos na Steam.
No total, 32% dos respondentes disseram que "não" quando questionados se a Valve faz o montante valer; enquanto 27% afirmou "provavelmente não"; 17% "talvez"; e 17% "não tenho certeza/não sei".
Mesmo com o sentimento negativo em relação ao trabalho da Valve com o Steam, 47% dos desenvolvedores responderam distribuir seus jogos através da plataforma. Além disso, a Steam foi apontada por 55% dos respondentes como a plataforma responsável por 75% de suas vendas ou mais.
A segunda forma mais comum apontada para distribuição de jogos são sites próprios, que respondem por 26% do total. Na sequência, plataformas de publishers, como EA Origin e Battle.net, responderam por 18% do total. Humble (17%), GOG (14%) e Discord (6%) encerram a lista.