Ainda na primeira semana de sua temporada inaugural, a Overwatch League teve seu primeiro jogador profissional multado e suspenso nesta sexta-feira (19).

Felix "xQc" Lengyel, da equipe Dallas Fuel, recebeu uma suspensão por quatro jogos e uma multa de US$ 2 mil após um comentário homofóbico em uma transmissão ao vivo.

Além da punição da Liga, xQc foi também suspenso por sua própria organização e ficará de fora de todos os jogos da primeira fase da disputa – o que significa que só voltará a jogar em fevereiro.

O comentário ofensivo de Lengyel foi direcionado ao jogador Austin "Muma" Wilmot, único atleta abertamente homosexual da Liga e jogador do Houston Outlaws, após uma partida entre os dois times na última quinta-feira (18). A disputa terminou com vitória dos Outlaws por 4-0.

Na suspensão do jogador, a Blizzard afirmou que a Liga "leva a sério o comportamento de jogadores, seja durante a liga ou de outra forma". Neste sábado (20), a equipe Dallas Fuel também soltou um comunicado afirmando que apoia a decisão da Liga e estendeu a suspensão do jogador.

Também através do Twitter, Lengyel se posicionou sobre o caso e pediu desculpas a Muma.

"Eu não disse o que eu disse na transmissão com intenção maliciosa, eu não computo tudo antes. Eu falo muito rápido, tudo acontece muito rápido. Tudo está um lixo ultimamente", afirmou. "Espero poder transformar isso em algo bom, desculpe, Muma".