A Universidade da Califórnia de Irvine (UCI) oferecerá bolsas de estudo a jogadores competitivos de Overwatch a partir do segundo semestre deste ano. A iniciativa é uma expansão do programa de bolsas em eSports da instituição, que já oferece hoje bolsas para estudantes jogadores de League of Legends

"Estamos muito entusiasmados em dar o próximo passo para o crescimento do nosso programa de bolsas de estudo para os melhores jogadores, que também são estudantes fortes e grandes membros da nossa comunidade", afirmou Mark Deppe, diretor interino da UCI eSports, à ESPN. "Estamos ansiosos para conectar a emoção gerada por nossas equipes competitivas ao avanço dos nossos esforços em outros pilares: academia, comunidade e entretenimento". 

Estudantes atuais ou que ainda ingressarão na UCI poderão se inscrever para os testes, que serão realizados nos próximos meses. 

Os selecionados receberão uma bolsa no valor de US$ 2,5 mil (cerca de R$ 8 mil, em conversão direta) para cobrir os custos da universidade. Em troca, os alunos deverão dedicar de 15 a 20 horas semanais ao jogo – seja para treinamento, participação de encontros com o time, ou em serviços comunitários e competições.

O bolsista também terá acesso à infraestrutura da UCI Arena para prática da modalidade, o que já inclui treinadores, psicólogos e analistas pessoais.

No ano passado, o time de Overwatch da universidade sai como o grande vitorioso da Tespa Summer Series da modalidade, o que motivou a implementação do programa de bolsas para o título.