O remake Super Mario RPG chegou ao Nintendo Switch nesta sexta-feira (17) e, com ele, mudanças que modernizam levemente a experiência do clássico de Super Nintendo

Tirando o aprimoramento gráfico, a nova versão inclui mudanças no combate e menus. Saiba, abaixo, tudo o que mudou no remake em relação ao Super Mario RPG original.

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Combate

O combate, sem dúvidas, é a seção do jogo que mais recebeu a atenção do desenvolvimento. A mudança mais visível na tela de batalha é o novo medidor em porcentagem no canto inferior esquerdo. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Cada golpe e defesa faz a porcentagem subir e, quando alcançar 100%, o medidor ativa um ataque especial poderoso que varia de acordo com a formação da equipe. Há especiais com foco em dano físico, mágico, defesa e cura. 

Outra mudança que visa facilitar o combate é a adição de um ponto de exclamação como indicador visual de comandos de ação perfeitos. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Seja no caso de ataque ou defesa, apertar o botão de comando no momento certo ativa um efeito que resulta em dano em onda aos adversários ao redor. Sendo assim, o ponto de exclamação serve para indicar se o comando foi apertado no momento exato. 

Comandos perfeitos também se acumulam no novo efeito de ataque em cadeia, que é mostrado no lado esquerdo da tela. Ataques e defesas perfeitos se acumulam e, caso não seja interrompida, a sequência em cadeia ativa aprimoramento de dano. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Por fim, mais um elemento que se soma a uma batalha de melhor leitura é o fato que o HP, fraquezas e pensamentos dos inimigos são mostrados em um menu acionado pela habilidade Though Peak (antes Psychopath). Esses dados ficam registrados na nova aba de inimigos do menu de pausa. 

Menu

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Outra área do jogo que foi retrabalhada é o menu que, no geral, oferece uma experiência mais acessível aos jogadores. Além disso, é no menu que ficam os poucos conteúdos de história “inéditos” do Remake. 

O novo “scrapbook” (ou “álbum de recortes”, em tradução livre para o português) resume brevemente a história do jogo até o momento. Um detalhe charmoso é que as anotações são escritas pelos demais protagonistas do time que, conforme se unem à equipe, deixam suas próprias opiniões nas anotações. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

A listagem de monstros, que registra os dados dos adversários, também inclui certo conteúdo de lore. Isso porque a listagem traz descrições inéditas de cada adversário – o que oferece novo vislumbre do mundo de Super Mario RPG. 

No mais, o menu inclui dois níveis diferentes de dificuldade: além do tradicional, há o novo modo “Breeze”, modo fácil que inclui batalhas mais fáceis e maior espaço de armazenamento. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

No caso dos controles, o remake contém o esquema clássico (identificado como “B”) e o novo tipo “A”, criado para o remake com o intuito de requerir menos aperto de botões. 

As configurações também permitem alterar o movimento de Mario nos cenários, deixando a corrida como padrão ou não, e a possibilidade de selecionar a mira em batalha ou deixá-la no automático. 

Imagem de Super Mario RPG
Nintendo

Por fim, no menu o jogador pode escolher a trilha sonora na versão clássica ou orquestrada, que corresponde ao rearranjo conduzido pela compositora original, Yoko Shinomura.

LEIA MAIS

O Remake de Super Mario RPG está disponível para Nintendo Switch. Leia o review completo.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/super_mario_rpg_remake_box_art.jpeg
Super Mario RPG
Ver review
  • Lançamento

    17.11.2023

  • Publicadora

    Nintendo

  • Gênero

    RPG, aventura

  • Testado em

    Nintendo Switch

  • Plataformas

    Nintendo Switch