
Sonic e Mario: Uma rivalidade histórica renasce no cinema
Mascotes da SEGA e da Nintendo estão prontos para brilhar em outra mídia
Se, um dia, o mundo dos jogos ficou majoritariamente dividido entre fãs de Sonic, da SEGA, e fãs de Mario, da Nintendo, chegou a hora do cinema ser agraciado com essa rivalidade histórica.

Lá nos anos 1990, quando o primeiro jogo do Sonic foi lançado, o ouriço azul imediatamente conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Foi graças a ele que a SEGA, finalmente, conseguiu subir o tom na disputa com a Nintendo.
Tantos anos depois, com a SEGA se tornando uma empresa bem menos relevante do que já foi, é óbvio que, nos jogos, a rivalidade entre Sonic e Mario passou. Em parte, porque muitos jogos do Sonic não fizeram sucesso algum.

No cinema, entretanto, pudemos acompanhar, nos últimos anos, uma espécie de ressurreição do Sonic. Após anos de jogos mal sucedidos, o mascote da SEGA foi protagonista de duas das melhores adaptações cinematográficas de jogos na história.
Somados, os dois filmes do Sonic conquistaram impressionantes US$ 721.588.587 em bilheteria no mundo todo. O segundo filme, inclusive, fez ainda mais sucesso do que o primeiro, sendo responsável por US$ 401.872.904 (via Box Office Mojo).
O universo de Sonic no cinema cresceu ainda mais com um terceiro filme e um derivado confirmados — o derivado é a série do Knuckles, que será lançada no Paramount+. É um bom momento para ser fã do mascote da SEGA.
Indo na direção contrária da trajetória inconsistente de Sonic, o icônico Mario permaneceu como um dos maiores nomes dos jogos por décadas, e é difícil imaginar o bigodudo da Nintendo perdendo relevância no futuro próximo.
Mesmo assim, parece que o sucesso nos jogos não é o bastante. The Super Mario Bros. Movie chega aos cinemas em 30 de março — e o público alvo, nitidamente, é o mesmo dos filmes de Sonic.
Considerando o sucesso dos filmes do rival histórico de Mario, a adaptação focada no mascote da Nintendo terá de acertar em cheio para conquistar tanto uma boa grana quanto elogios por parte da crítica.

O formato de animação, como demonstraram as séries Castlevania e Arcane, da Netflix, tende a ser mais bem aceito pelos fãs dos jogos. Então, podemos esperar pelo melhor no caso do filme do Mario.
LEIA MAIS
- Mundo aberto é o futuro de Sonic
- Bowser pode ter momento musical no filme do Mario
- Shadow the Hedgehog define os anos 2000
Se os próximos anos forem marcados por ótimos filmes dos dois personagens, assim como a década de 1990 ficou marcada por jogos maravilhosos dos dois mascotes, só temos motivos para comemorar. Que venham mais anos e anos de produtos do Sonic e do Mario.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.