Presidente da Nintendo da América, Reggie Fils-Aime afirmou, em entrevista à CNN, que muito do sucesso do Switch pode ser atribuído ao aprendizado da companhia com os erros de seu console anterior, o Wii U.

"Trabalhamos duro para o Nintendo Switch deixar claro qual sua proposta. É um sistema doméstico que você pode levar a qualquer lugar, jogar em qualquer lugar com qualquer um, e isso está ressoando", comentou o executivo.

A clareza do produto é bem diferente do marketing confuso que marcou o lançamento do Wii U, que chegou a deixar diversos consumidor confusos e sem entender quais os benefícios e proposta do console.

Outro problema que afetou o Wii U, mas também foi remediado pela Nintendo com o Switch é o ritmo constante de lançamento de jogos, considerado essencial para a saúde financeira de um console.

“Nós abordamos [a falta de jogos] com o Nintendo Switch - ter um ritmo constante de novos lançamentos é crítico. Se são as grandes empresas como Electronic Arts ou se é o desenvolvedor independente menor, precisamos que essas empresas criem conteúdo para nos apoiar. Temos isso agora com o Nintendo Switch”, avaliou.

Lançado em março deste ano, o Nintendo Switch já vendeu cerca de 7,5 milhões de consoles globalmente. Para o ano que vem, a empresa espera aumentar a produção do dispositivo para até 30 milhões de unidades. O Wii U, por sua vez, foi descontinuado neste ano e vendeu um total de 13 milhões de unidades.