Super Mario Bros. Wonder é o primeiro novo jogo 2D do Mario de rolagem lateral em mais de 10 anos. É estranho pensar que passamos tanto tempo sem uma nova versão de alguns dos melhores estilos de jogos do Mario em nossas mãos, mas é verdade. Os últimos jogos tradicionais do Mario foram New Super Mario Bros. U (2012, Wii U) e New Super Mario Bros. 2 (2012, 3DS).
A série "New" foi exatamente o que o nome indica: uma forma de trazer de volta o Mario clássico — e obteve muito sucesso ao longo dos anos. Contudo, ouso dizer que o "New" já está um pouco "Old" depois de tantos anos. Estava na hora da Nintendo renovar completamente a série 2D do Mario.
Tive a oportunidade única de conferir o jogo de perto em Nova York, graças a um convite da Nintendo, e voltei cheio de informações sobre a jogabilidade, a atmosfera, detalhes sonoros e as novas opções de personalização. Neste artigo, vou compartilhar tudo o que descobri e responder as principais dúvidas de muitos dos fãs. Vamos lá!
Como foi jogar Super Mario em português?
A localização é um ponto muito importante de Super Mario Bros. Wonder, e fico feliz em garantir que ela está excelente! Quando uma tradução é bem feita, você nem percebe que é algo inédito. Parece até que Mario sempre esteve disponível em português. Essa, felizmente, é a sensação que Wonder passa.
Os nomes de inimigos, mundos e personagens são criativos e cheios de personalidade. Aliás, são também muito diferentes das versões em português de Portugal de jogos anteriores, como Super Mario 3D World e New Super Mario Bros U. Por exemplo, em jogos antigos, o "Nabbit" era chamado de "Coelharápio". Na nova tradução brasileira, ele é chamado de "Ledrão", uma junção de Lebre e Ladrão. Esse nome soa melhor em nosso idioma.
Muitos nomes fazem jogos de palavras, assim como na versão em inglês. O primeiro mundo é chamado "Planalto Rochacanos" por causa das montanhas em formato de canos ao fundo. Há um poder que transforma o chapéu de Mario em paraquedas, o "Para-Chapéu." Há um inimigo castor que atira e corre: ele é o "Atirifoge." Alguns outros inimigos incluem "Atouropelos" (touros) e "Hipobólamos" (hipopótamos), além de "Koopas Patinadores" e "Espigões."
LEIA MAIS
- Super Mario World: O segredo que vai melhorar sua vida
- Super Mario World: A fase secreta que dá acesso ilimitado a poderes
- Super Mario 64: O inimigo que odiamos amar
Outras traduções dignas de nota incluem "Reino Flor" para "Flower Kingdom", "Fases" para "Stages" e "insígnias" para "Badges". Aliás, as insígnias são um ponto muito importante do novo game, mas falo sobre elas daqui a pouco.
E a dublagem, como ficou?
Outra parte importante da localização é o jogo estar completamente dublado em português do Brasil. Basicamente, existe um personagem que é dublado e fala muito durante o jogo inteiro: as Flores Tagarelas. O dublador mandou bem demais com elas!
A dublagem da Flor Tagarela, em diversos momentos, é engraçada. Em outros momentos, há um toque sarcástico. Às vezes, ela fica até assustada. Resumindo: é a comédia do jogo. Aonde quer que você vá, ela estará lá, sempre com um comentário engraçado sobre o que está rolando no jogo.
Por exemplo, se há um solzão na fase e ela está curtindo uma piscininha, ela manda um "que dia lindo!" ou "a água está uma delícia!". Se aparecem muitos inimigos enquanto ela está de boa? Ela se assusta na hora! A Flor Tagarela fica sempre parada em pontos estratégicos da fase para animar os jogadores.
Quanto ao resto? Não vi muitos outros personagens falando. Ouvi só os sons clássicos e os "Wa-Hoo." Contudo, esses sons também apresentaram uma leve mudança. Notavelmente, os sons do Mario não são mais feitos por Charles Martinet, o clássico dublador do Mario. Essa alteração, junto de outras nuances nos efeitos sonoros, sugere uma possível nova direção sonora para a franquia. Algo não necessariamente ligado somente à ausência de Martinet, mas, talvez, a uma decisão de estilo mesmo.
Ficou nítido o esforço da Nintendo em manter uma conexão com o clássico ao mesmo tempo em que rompe com certas convenções sonoras e visuais, gerando uma sensação totalmente nova ao jogar o game.
Como funciona o Potenciador de Elefante e ele funciona nos outros personagens?
Lembram do "Mario Gatinho" em Super Mario 3D World? Agora, o destaque é um novo power-up: o Elefante! Uma das maiores dúvidas dos jogadores ao ver o primeiro trailer era se Peach, Daisy e outros personagens teriam versões elefante também. Fico feliz em poder dizer que sim!
Equipados com esse poder, os personagens podem atacar inimigos com a tromba. Apesar de moverem-se um pouco mais lentamente, eles ganham super força, permitindo-lhes empurrar canos que estejam bloqueando o caminho. A tromba também é multifuncional: pode reter água para ser lançada à distância ou ser usada para regar flores. Ao se agachar, o personagem solta a água lateralmente.
Mesmo sendo um pouco mais robusto, o personagem mantém a agilidade: ainda é possível correr, pular e usar o poder das insígnias.
Aqui vão todos os elefantes disponíveis no jogo: Mario Elefante, Peach Elefante, Daisy Elefante e Toad Elefante. Quase todos os personagens, com exceção de Yoshi e Ledrão, podem adotar a forma de elefante. Por outro lado, Yoshi e Ledrão não utilizam Power-Ups, mas também não sofrem dano, tornando-se ideais para jogadores iniciantes.
Controlar o elefante é uma experiência única: além do sentimento de poder, há momentos engraçados, como o personagem tendo dificuldade em entrar e sair dos canos devido ao tamanho. A cena de transformação e retorno à forma original é divertida, com a tromba aparecendo e desaparecendo dos rostos dos personagens.
O poder de elefante é super charmoso e divertido, mas não vejo essa opção fazendo tanto sucesso quanto o mario gatinho. Ainda bem que o jogo tem uma abundância enorme de transformações loucas e carismáticas com a Flor Fenomenal e outros potenciadores.
Novos Potenciadores (power ups) e elementos de gameplay!
No novo Super Mario Bros. Wonder, pude encontrar alguns power-ups clássicos da franquia, como a Super Estrela e a Flor de Fogo, mas há também três novidades super legais: o Elefante, o tal do cogumelo-furadeira (cujo nome oficial permanece desconhecido) e a Flor-Bolha.
Esse cogumelo-furadeira é super divertido! Ele permite que você fure o teto e o chão para caminhar pelas paredes, abrindo a possibilidade de explorar cantinhos novos nas fases. E, olha, a jogabilidade está tão variada que o jogo nos incentiva de diversas formas a rejogar as fases várias vezes. Descobrir segredos e lugares que você não visitou em uma primeira passagem é sempre um deleite.
Agora, sobre a Flor-Bolha, além de ser ótima para combate (é possível prender os inimigos nas bolhas), ela também muda a roupa para um tom roxinho. É muito estiloso! A principal mudança que ela traz é que você pode pular nas bolhas. Então, é um potenciador que dá o poder de gerar plataformas para si e para os amigos, também permitindo acessar áreas novas onde não há blocos para pular por cima ou criar soluções criativas para passar de fases mais difíceis.
Para finalizar: agora é possível agachar e andar. Pode parecer simples, mas faz uma diferença danada em algumas partes do jogo para ampliar as possibilidades de exploração. Isso já existia em alguns jogos antigos e agora está de volta.
E a nova mecânica das Flores Fenomenais, é divertida?
Essas aqui são o brilho de Super Mario Bros Wonder. Elas subvertem nossas expectativas e realmente incentivam o replay ao mesmo tempo em que nos incentivam a avançar no jogo para descobrir qual será a próxima loucura que vamos ver.
Quando você pega uma Flor Fenomenal (wonder flower), o cenário ganha vida e todo o mundo do jogo parece dançar ao ritmo de uma melodia mágica. Montanhas despertam com olhos expressivos, e os canos ganham vontade própria. Esse dinamismo acrescenta uma camada de imprevisibilidade e diversão à experiência.
E o objetivo? Pegar uma semente fenomenal, que são essenciais para progredir no jogo. Elas funcionam como as "estrelinhas verdes" de outros jogos do Mario. Você precisa delas para desbloquear novas fases. Cada Flor Fenomenal permite pegar uma semente fenomenal.
Cada fase tem um efeito de Flor Fenomenal completamente diferente da anterior. Um dos momentos mais legais que pude jogar foi pegar uma wonder-flower que desbloqueou uma pequena cutscene do Mario assustado com o barulho de manada (de Atouropelos) num claro aceno à icônica cena de Rei Leão. Aqui, o desafio não se restringiu apenas a sobreviver à fase, mas também a aproveitar para subir nas costas deles para descobrir novos caminhos no cenário.
O interessante é que o jogador tem a opção de completar as fases sem interagir com as Flores Fenomenais também, proporcionando uma experiência diferente, como a de uma fase comum de Super Mario, sem essas loucuras.
Uma das Flores Fenomenais que pude pegar trouxe uma reviravolta surpreendente: ela não apenas mexeu no mundo, mas também mexeu… Nos jogadores! Todos fomos transformados em Goombas. Essa mudança redefine a abordagem do jogador à fase, já que a movimentação do Goomba é mais restrita, levando a momentos de jogabilidade estratégica.
A diversidade de jogabilidade, temas, gráficos e músicas que as flores fenomenais trazem a cada fase realmente me cativaram. Fiquei ansioso para continuar jogando e ver qual nova experiência o jogo me reservava a seguir.
Insígnias no melhor estilo Paper Mario e Mario & Luigi e outras novidades na gameplay!
Entre outros elementos de gameplay que me agradaram muito no novo jogo, uma das coisas mais legais são as insígnias. É como se fossem badges de Paper Mario, só que aplicadas nesse Mario de plataforma. Elas oferecem poderes ou até recursos de assistência,como salvar você de um buraco. A jogabilidade muda bastante dependendo da insígnia que você escolher.
Por exemplo, numa fase cheia de paredões, talvez haja um segredinho lá em cima que você só conseguirá alcançar se tiver a insígnia de wall-jump. Ou, numa fase aquática, algum lugar escondido que você chega fácil com a insígnia de nado-golfinho. E a melhor parte? Você pode comprar mais insígnias usando as moedas roxas que pega nas fases.
O jogo também introduziu um sistema de personalização. Agora, é possível gastar moedas roxas em lojas, muito ao estilo de Super Mario Odyssey. Embora eu não tenha experimentado essas lojas durante meu teste, um representante da Nintendo me contou que os jogadores poderão adquirir novas insígnias de poder e ação, além de painéis personalizáveis dos personagens para usar no modo online.
E mais! Agora, as fases têm background e foreground. Sabe aqueles canos que a gente entra? Eles podem nos levar para o fundo da fase ou trazer você para a frente. E, claro, há segredos escondidos em todos os cantos.
Sobre o que é exclusivo deste jogo
Não faltam, evidentemente, elementos familiares. Temos, por exemplo, canos horizontais: ao entrar em um, você pode descobrir algo no interior que é expelido pelo outro extremo para ser coletado. Ademais, se você se deparar com um bloco que libera uma bolha contendo o número 3, isso indica a quantidade de vezes que precisa acertá-la sem deixá-la cair, remetendo às brincadeiras de criança em que há um balão no ar. Caso tenha sucesso, o jogador será recompensado com um power-up, várias moedas douradas e até algumas moedas roxas. Uma adição bastante divertida à jogabilidade!
Existem várias pequenas novas interações como essas, pequenos "flocos de magia" das Flores Fenomenais escondidos ao longo do mundo que, quando ativados, abrirão novos caminhos ou lhe trarão recompensas com itens.
E o balãozinho! O slot de item extra que o personagem carrega consigo agora é um balão. Eu achei charmoso, pois na Super Nintendo World, o parque da Nintendo, são vendidos balões, na vida real, que são decorados com um item dentro. É uma homenagem a isso. E ainda há um efeito sonoro satisfatório quando você usa.
Esse jogo está recheado de novidades, e, claramente, o tema da Nintendo aqui foi trazer pequenas satisfações visuais e sonoras nos mínimos detalhes.
Como funciona o Modo Online
Super Mario Bros Wonder traz não apenas o multiplayer online comum como também, pela primeira vez na série, agora conta com um online persistente! Na sessão de gameplay, pudemos nos conectar à internet para jogarmos sozinhos, seguindo a experiência clássica de Mario. Ao fazer isso, começamos a ter vislumbres das sombras de outros jogadores explorando as mesmas fases simultaneamente. E há várias maneiras de interagir com esses outros jogadores.
Como em todo ambiente online, a comunicação é vital. Assim, o jogo introduz emotes, uma forma não-verbal de se expressar e interagir com outros jogadores. Seja para celebrar uma vitória, expressar surpresa ou, simplesmente, acenar para um amigo.
Uma outra interação muito mais legal nesse online persistente é: se outro jogador e você tocarem um bloco xadrez juntos no começo da fase, a fase muda e vira uma corrida. O objetivo passa a ser descobrir quem termina primeiro. Sim. Você achou que estava jogando sozinho, mas, ao mesmo tempo, percebeu que não está mais. Uma experiência interessante que me lembrou, conceitualmente, interações como no jogo Journey ou nos jogos da FromSoftware.
Outro detalhe legal é que você pode deixar um tipo de "placa" no chão. É só se agachar e apertar o botão A. Se outro jogador perder uma vida perto dessa placa, ele pode voltar ao jogo usando ela. Quando alguém perde uma vida, vira um fantasminha, mas, ao tocar nessa placa, ele volta a ser jogador de novo.
Essas brincadeiras podem ser feitas tanto com pessoas que você não conhece quanto com amigos. Se você quiser jogar de verdade ao lado de outras pessoas, como em um multiplayer completo mesmo, só é possível com amigos. Até quatro jogadores podem estar na mesma fase juntos.
No geral, o modo online funciona bem. Eu joguei e não tive problemas de atraso ou travamento. Só é triste que não seja possível criar salas próprias. Vamos ver se continua assim quando o jogo for lançado de verdade.
Quem são os personagens destacados e como eles funcionam?
Super Mario Bros. Wonder apresenta a maior variedade de personagens jogáveis de todos os jogos do Mario até hoje.
Você pode escolher entre Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad Amarelo, Toad Azul, Toadette, Yoshi, Yoshi Vermelho, Yoshi Amarelo, Yoshi Azul-claro e Ledrão (Nabbit). Pude jogar com todos e ainda não sei se, posteriormente, poderemos liberar algum personagem secreto.
A maioria desses personagens tem jogabilidade semelhante e pode usar todos os potenciadores disponíveis. No entanto, os Yoshis e o Ledrão são exceções. Eles não recebem dano, mas também não se beneficiam dos potenciadores. Ou seja, também não podem se transformar em elefantes (que pena, imagine um Yoshi Elefantinho).
Um detalhe divertido é que os personagens podem montar nos Yoshis de outros jogadores. E, para surpresa geral, até mesmo um Yoshi pode subir em outro Yoshi! Com certeza, é algo que nunca se viu em um jogo do Mario antes.
Quantos mundos fazem parte do jogo? Qual a trama desta vez?
Durante uma conversa com representantes da Nintendo, fui informado de que o jogo tem "6 + 1" mundos. Isso, provavelmente, significa 6 mundos principais e 1 secreto. Mesmo parecendo menos que os habituais 8 mundos de outros jogos do Mario, o representante me garantiu que há muito conteúdo.
Cada mundo é amplo, com diversas áreas e mais fases do que o normal. Além das fases tradicionais, temos os minigames, chamados pela Nintendo de passatempos. Esses desafios rápidos, como derrotar inimigos ou coletar flores, oferecem moedas que formam melodias. É engraçado ouvir as Flores Tagarelas comentando "gostei do barulhinho!". Ao completá-los, você ganha uma semente fenomenal. São ótimos para uma pausa das fases regulares.
Em Wonder, o reino da lagarta foi tomado por Bowser após ele se transformar em um castelo. A trama gira em torno de Bowser, que, após roubar uma Flor Fenomenal, transforma-se em um castelo. Isso mesmo. Ele se torna um castelo fortificado, usando armamentos e novas bullet bills para espalhar caos pelo reino das flores, transformando os habitantes em vilões.
Nosso objetivo é salvar esses habitantes. Existia uma teoria sobre a lagarta que acompanha Mario, sugerindo que ela era um príncipe transformado, mas, pelo que pude ver, essa teoria não se confirmou. De qualquer forma, a lagartinha continua lá. Embora sem um papel ativo na jogabilidade, ela é uma companheira constante, aparecendo no ombro do jogador em momentos de pausa ou celebrando ao final das fases.
Estou ansioso para ver o desenrolar da história. Principalmente, a batalha contra o Bowser transformado em castelo! Será que vamos lutar contra ele…. Dentro dele?
Conclusão
Super Mario Bros. Wonder é uma viagem vibrante e mágica ao novo Reino da Flor, onde as "Flores Fenomenais" adicionam um toque de surpresa a cada fase. A atmosfera é brincalhona e carismática, com efeitos sonoros que evocam o clássico Mario que conhecemos enquanto nos introduz a novidades que dão um frescor todo especial ao jogo. Flores que falam, trocadilhos inteligentes e vozes em português garantem risadas e momentos de puro encanto.
Quando falamos dos visuais, a mudança é impressionante. A arte se destaca pela expressividade, com a câmera mais próxima dos personagens, permitindo que cada emoção — seja um sorriso, uma expressão séria ou um olhar de surpresa de cada um dos personagens — ganhe vida no jogo. Ao correr, pular e enfrentar desafios, Mario e a turma nunca pareceram tão vivos. O cuidado da Nintendo com cada detalhe é evidente: dos efeitos de paralaxe ao movimento das nuvens e a dança das flores. E, sim, os gráficos estão espetaculares, rodando lisos em 1080p no modo dock e 720p no modo portátil a 60fps.
O som é uma experiência à parte. A trilha sonora, diversificada e cheia de energia, faz referências a outros títulos do Mario, como "Paper Mario" e "Mario & Luigi". Os efeitos sonoros? Muitos foram reformulados, mas de forma familiar e envolvente. O único que continua intocado é o das moedas, aquele clássico que todos amamos. Reparem no novo som dos pulos e dos "ground-pounds", aquela "bundada" do Mario no chão. Vocês se surpreenderão.
No final das contas, jogar "Super Mario Bros Wonder" foi um misto de nostalgia e novidade. Foi como reviver os bons momentos dos clássicos enquanto nos deslumbramos com as inovações. Em cada fase, em cada pulo, em cada nota musical, senti o coração autêntico do universo Mario pulsando em um jogo 2D pela primeira vez desde que a Nintendo começou com a série "New", no Nintendo DS, nos lembrando por que nos apaixonamos por ele desde o início. E agora, ele está de volta, mais belo e envolvente do que nunca!
A curta sessão de gameplay trouxe muitas respostas, mas também muita empolgação por tudo que ainda não pude experimentar. A impressão inicial foi muito positiva, e mal posso esperar para jogar a versão completa e descobrir quais outras surpresas estão escondidas no mundo de Super Mario Bros Wonder, que chega ao Nintendo Switch em 20 de outubro.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!