Mesmo 16 anos após o lançamento, Portal continua sendo um jogo impressionante devido sua física realista e responsividade. Imagine, então, quão difícil é recriar um título de programação tão complexa em hardware de gerações atrás – e terá dimensão de quão incrível é este demake de Nintendo 64

Em desenvolvimento desde fevereiro de 2022, Portal 64: First Slice é um projeto comandado por um único desenvolvedor, James Lambert, que frequentemente compartilha atualizações por meio de um canal no YouTube (via Time Extension).

Imagem de Portal 64
James Lambert/YouTube

Passado apenas um mês desde o início do desenvolvimento, o fã já havia realizado o incrível feito de fazer o demake rodar em um Nintendo 64 real. A demo era composta por apenas uma sala e, desde então, evoluiu para a recriação de 13 dos 19 desafios do Portal original. 

Em um dos vídeos, Lambert explica como conseguiu fazer um jogo tão complexo rodar em hardware da terceira geração. O dev diz que aplicou um efeito de renderização similar àquele usado em multiplayers de tela dividida. 

Imagem de Portal 64
James Lambert/YouTube

Para Portal 64, porém, foi necessário fazer com que as duas telas se sobrepossem, ao invés de serem posicionadas uma acima da outra. Confirma a explicação completa abaixo, disponível com legendas em português geradas automaticamente. 

LEIA MAIS

A demo mais recente de Portal 64 foi lançada no final de 2023 e está disponível para baixar e jogar gratuitamente. Caso queira apoiar o projeto, há uma página dedicada no Patreon.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.