Pokémon está, até hoje, entre as propriedades intelectuais mais lucrativas dos games. A franquia alcança todas as idades, de adultos a crianças. Dado isso, é interessante perceber que apelo universal tem raízes em fatos horripilantes da vida real

Exemplo disso é o Parasect, que poderia muito bem estar em uma franquia violenta e assustadora como The Last of Us. Você deve reconhecer o monstrinho da primeira geração de Pokémon, mas provavelmente não percebeu o desastre refletido no par de olhos opacos.

Imagem de Parasect de Pokemon
Pokemon Company

Antes de prosseguir, um aviso: as imagens a seguir podem ser consideradas perturbadoras.

A inspiração na vida real

Fotografia do Ophiocordyceps
Alex Hyde/Nature Picture Library

Um dos 151 primeiros Pokémon, Parasect é uma criatura tipo inseto e grama. Seu corpo é formado por um exoesqueleto laranja completo com duas garras, um par de olhos esbranquiçados e um cogumelo gigante nas costas.

No fim, adicionar o cogumelo às costas do Pokémon foi a solução adorável encontrada pela Game Freak para representar um terror muito real. Isso porque o Parasect é inspirado no fungo Ophiocordyceps unilateralis, conhecido por causar a "formiga zumbi". 

Fotografia do Ophiocordyceps
Nature in Focus

Membro do gênero Cordyceps, esse fungo parasita típico de regiões tropicais invade o corpo de insetos e assume o controle de todos os seus movimentos (via National Geographic). 

Diferente de The Last of Us, porém, na vida real o fungo não invade o cérebro. Estudos mostram que a infecção em formigas, por exemplo, se concentra na região do abdômen. Acredita-se que o Ophiocordyceps emite componentes bioquímicos que interferem no sistema nervoso, controlando os movimentos do hospedeiro diretamente dos músculos.

Ilustração do Ophiocordyceps
Tommy Leung

Quando a infecção alcança um estágio avançado, o hospedeiro é forçado a deixar a colmeia em busca de locais úmidos que favoreçam o crescimento do fungo. Esse ciclo pavoroso tem fim com a eclosão de esporos a partir da cabeça do cadáver, morto por ter todos os seus órgãos devorados. 

Ao todo, mais de 200 espécies de Ophiocordyceps foram identificadas, capazes de infectar diferentes insetos e até aranhas. Porém, nem todos são capazes de manipular o comportamento do hospedeiro. 

Pokémon zumbi

Imagem de Parasect de Pokemon
Pokemon Company

Assim como o Ophiocordyceps na vida real, o fungo no topo de Parasect é um parasita cujo único intuito é conseguir mais hospedeiros. Pois é, não se deixe levar pelo design inocente do cogumelo. 

No universo de Pokémon, o fungo é conhecido como tochukaso, e o contágio começa logo na pré-evolução. 

Imagem de Paras de Pokemon
Pokemon Company

Você deve ter percebido os dois cogumelos nas costas de Paras. A Pokédex informa esses adoráveis cogumelos não são mera decoração, mas parasitas que “absorvem a maioria da nutrição” do Pokémon. 

Quando evolui para Parasect, “o inseto hospedeiro teve sua energia drenada pelo cogumelo em suas costas” – o que responde seus olhos opacos e sem vida. 

Imagem de Parasect de Pokemon
Pokemon

A descrição da Pokédex também expõe o tenebroso fato de que, neste estágio, o fungo “parece ser responsável por todos os pensamentos” do Pokémon. Não à toa, remover o cogumelo faz com que o Parasect pare de se mover. 

Assim como na vida real, o fungo tochukaso gosta de ambientes úmidos, e por isso é comum encontrar Parasects em florestas escuras. Enxames do Pokémon também são comuns em árvores. Após consumir todos os nutrientes, o enxame segue para a próxima árvore. 

Imagem de Parasect de Pokemon
Mr. Red Butcher

Talvez o easter egg mais interessante, porém, é que “Spore” (esporo) foi o ataque pelo qual Parasect era conhecido até a terceira geração de Pokémon. 

Sendo assim, ao usar o ataque, o jogador pode muito bem estar dando início a um desastre: o sacrifício de mais insetos inocentes. Pense nisso da próxima vez que jogar. 

LEIA MAIS

Os mais recentes jogos de Pokémon são Scarlet e Violet, disponíveis para Nintendo Switch.   


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/pokemon_scarlet_e_violet_box_art.jfif
Pokémon Scarlet e Violet
  • Lançamento

    18.11.2022

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    GameFreak

  • Gênero

    RPG, mundo aberto

  • Plataformas

    Nintendo Switch