Pode não parecer, mas o mundo de Pokémon esconde segredos bastante chocantes. Por mais que as criaturas apresentadas ao longo dos mais de 25 anos da franquia sejam, em maioria, bastante adoráveis e divertidas, algumas delas possuem origens que vão te surpreender.
Tratam-se de verdades obscuras que, ao analisar a PokéDex com atenção, revelam histórias inesperadas para os companheiros de jornada dos treinadores. É o caso da Froslass, Pokémon introduzida na quarta geração que, no fim, é uma assassina velada.
A inspiração no folclore japonês
Você deve conhecer Froslass. A Pokémon tipo gelo e fantasma é uma presença constante nos jogos desde a quarta geração, fazendo aparição inclusive em Scarlet e Violet de Switch.
Julgando apenas pelo design, Froslass não é assustadora – na verdade, a impressão que fica é de uma criatura elegante e delicada. Seu formato espectral, completo com uma máscara esbranquiçada e o que lembra um kimono, denota a inspiração no folclore japonês.
Para criar a monstrinha, a Game Freak se inspirou em Yuki-onna, protagonista de lendas fantasmagóricas do país asiático. Conhecida como Bruxa ou Mulher da Neve, a yokai (espírito) que aparece em noites de nevasca na forma de uma mulher alta.
Lendas contam que a Yuki-onna corresponde ao espírito de uma mulher que foi perseguida e morreu em uma tempestade durante o inverno. Por isso, a yokai aparece para viajantes perdidos em nevascas, apenas para transformá-los em cadáveres com seu hálito congelante.
Acredita-se, dessa forma, que a figura folclórica é aquela responsável por causar o desaparecimento de homens em nevascas, algo que provoca ao encantá-los com sua beleza.
A figura de Yuki-onna é comumente representada usando um vestido branco transparente e esvoaçante. Além disso, assim como outros fantasmas japoneses, a yokai não possui pés. Ficou nítida a semelhança com o design Froslass, não é?
Vingança insaciável
Assim como Yuki-onna, Froslass é um ser fantasmagórico com uma sede de vingança insaciável. Esvoaçando seu corpo oco por dentro, a criatura habita regiões nevadas e usa seu hálito congelante de -50º Celsius para fazer suas vítimas.
Isso porque, de acordo com a PokéDex de Moon e Ultra Sun, o alimento favorito de Froslass são almas congeladas. E se isso sozinho não o fez pensar duas vezes antes de se aproximar desse Pokémon, bem, a seguir listamos mais motivos.
Lendas dizem que, em tempos passados, a Froslass já foi uma mulher humana, até que se perdeu e congelou nas montanhas.
As decepções, persistentes mesmo na morte, se acumularam para formar um Pokémon fantasmagórico que assassina homens como vingança. Acredita-se que a criatura só consome almas de rapazes atraentes, além de lançar maldições sob homens que se comportam indevidamente.
Ah, não esqueçamos do fato de que Froslass possui um museu de cadáveres congelados em sua toca. Após congelar aqueles que se perdem nas áreas geladas, o Pokémon transporta os corpos para sua casa e os expõe em uma fileira, de forma que possa decorar seu lar com as vítimas que fez.
No anime de Pokémon, vemos Froslass usando ilusões para manipular humanos e até Pokémon – outra inspiração em Yuki-onna. A caçada da Froslass a leva, em algumas ocasiões, até as vilas humanas, onde pode surpreender humanos ao bater em suas portas no meio de noites de nevascas.
É interessante perceber a inspiração macabra por trás de Froslass, algo que não poderíamos descobrir apenas pelo design criado pela Game Freak. O Pokémon poderia muito bem ter saído diretamente de um conto de terror, não é mesmo?
Há quem diga que, no fim, Froslass não é um espírito de todo maligno. Por via das dúvidas, contudo, é bom evitar esse Pokémon em dias de nevasca – ainda mais se você for um homem de atitudes questionáveis.
LEIA MAIS
- Zelda: Jogadores descobrem diálogos secretos no início de Tears of the Kingdom
- Project Bloom é o novo jogo do estúdio de Pokémon
- Nintendo diz que não lançará sucessor do Switch em 2023
Os mais recentes jogos de Pokémon são Scarlet e Violet, disponíveis para Nintendo Switch.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!
- Lançamento
18.11.2022
- Publicadora
Nintendo
- Desenvolvedora
GameFreak
- Gênero
RPG, mundo aberto
- Plataformas
Nintendo Switch