Não é nenhum exagero dizer que o Super Nintendo é um dos melhores consoles de videogame de todos os tempos.

Lançado como Super Famicom no Japão em 1990, antes de chegar ao Ocidente em 1991 (no Brasil em 1993, por meio da Playtronic), o SNES era uma enorme evolução em relação a seu predecessor, o NES, com o hardware superior dando oportunidade a jogos mais impressionantes visualmente e com uma ambição técnica maior.

Isso, combinado com uma rivalidade ferrenha de outro console que capturou a imaginação do público - o Mega Drive -, fez com que a plataforma da Nintendo tivesse uma das bibliotecas mais invejáveis em toda a indústria, com clássico atrás de clássico atrás de clássico.

Sendo assim, separamos apenas alguns dos grandes jogos disponíveis para o Super Nintendo. Confira abaixo!

Super Mario World

Logo em seu jogo de lançamento, o Super Nintendo trouxe um de seus títulos máximos, expandindo e refinando a jogabilidade de Super Mario Bros. e incluindo elementos que tornaram-se icônicos, como o dinossauro Yoshi.

Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Falando em Yoshi, a sequência de Mario World é estrelada justamente pelo carismático dinossauro, que deve proteger o bebê Mario e resgatar o pequeno Luigi. Yoshi’s Island ficou marcado pelo seu estilo artístico totalmente diferente dos predecessores, inspirado em desenhos de crayon, e levou a vários jogos pelo personagem.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Terceiro jogo da icônica série de ação da Nintendo, Zelda: A Link to the Past foi responsável por trazer alguns dos elementos mais icônicos da franquias, como a Master Sword, e marcou época ao trazer uma história simples, mas engajante, dungeons complexos, e tudo relacionado aos dois mundos paralelos explorados pelo jogo, o Light World e o Dark World.

Super Metroid

Super Metroid é o jogo que ajudou - junto de Castlevania: Symphony of the Night, anos depois - a solidificar o gênero “Metroidvania”, trazendo um mapa grande e cheio de caminhos e portas fechadas, que só podem ser desbloqueadas ao ganhar itens específicos em lugares totalmente opostos.

Final Fantasy IV

Lançado originalmente no Ocidente como Final Fantasy II, Final Fantasy IV mostra a saga do guerreiro Cecil e seus companheiros contra o feiticeiro Golbez, e foi importante para a série ao introduzir o sistema de combate Active Time Battle.

Final Fantasy VI

Até hoje considerado um dos melhores - se não o melhor - Final Fantasy, FFVI (lançado originalmente como III no Ocidente) traz uma narrativa envolvente, momentos fortes e icônicos, e um dos melhores vilões em toda a história da franquia: Kefka.

Chrono Trigger

Reunindo os talentos do “Dream Team” de Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy), Yuji Horii (criador de Dragon Quest) e Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), além de uma equipe de desenvolvimento extremamente talentosa, Chrono Trigger é um verdadeiro marco no mundo dos games, e um dos melhores RPGs japoneses da história, ao mostrar as aventuras do herói Crono e seus companheiros pelo tempo e espaço contra a maligna entidade conhecida como Lavos.

Star Fox

Lançado em 1993, Star Fox foi o primeiro jogo a utilizar do processador Super FX, trazendo um visual tridimensional praticamente inédito para consoles de videogame domésticos, gerando uma das franquias mais adoradas pelos fãs da Nintendo no processo.

F-Zero

Jogo de lançamento do Super Nintendo ao lado de Mario World, F-Zero apresentou ao mundo um jogo de corrida futurista veloz e com pistas intensas e mirabolantes, que agradou o público e crítica com sua jogabilidade rápida e precisa.

Super Mario Kart

Primeiro do que é provavelmente a série de spin-off de maior sucesso de Mario, Super Mario Kart apresentou ao mundo as competições automobilísticas entre os habitantes do Reino dos Cogumelos, cativando o público com sua jogabilidade simples e viciante.

Earthbound

Um dos jogos mais aclamados entre fãs de RPGs japoneses, Earthbound é um dos títulos mais únicos e originais no Super Nintendo, utilizando sua narrativa e até mecânicas para parodiar elementos da cultura ocidental e sua relação com o Japão. Apesar de não ter encontrado muito sucesso nos EUA em seu lançamento, desde então ele caiu nas graças do público, e é geralmente visto como um dos títulos mais aclamados do console, e inspirando projetos como Undertale.

International Superstar Soccer Deluxe

Segundo jogo de futebol da icônica série da Konami, International Superstar Soccer Deluxe não só deu aos jogadores um dos grandes títulos esportivos da geração do Super Nintendo, como solidificou uma das maiores lendas do futebol nacional (fictício ou não): Allejo.

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Fruto de uma parceria entre a Nintendo e a Square, Super Mario RPG misturou com sucesso elementos clássicos do mundo do encanador da Nintendo com games ao estilo de Final Fantasy. O jogo também foi indiretamente responsável pela criação da série Paper Mario

Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest

Donkey Kong Country 2 pegou o que deu certo no original e o deixou ainda melhor, tanto em termos de gráficos quanto jogabilidade, ao trazer uma aventura estrelada por Diddy Kong e sua namorada, Dixie, que devem resgatar o Donkey Kong do vilão King K. Rool.

Mega Man X

Representando uma nova era para a icônica franquia da Capcom, Mega Man X acontece décadas após os eventos da série original do robozinho azul, apresentando um novo elenco - como os heróis X e Zero, e o vilão Sigma - e evoluindo a jogabilidade da franquia, mas sem perder o nível de desafio da franquia

Street Fighter II Turbo

Street Fighter II recebeu diversas versões no Super Nintendo, mas SFII Turbo merece destaque por seu estilo de jogo mais rápido e preciso que o original, além de novos golpes especiais para quase todos os lutadores.

Harvest Moon

Lançado originalmente em 1996, o primeiro jogo da série de simulação de fazendeiro trazia um gameplay surpreendentemente cativante e viciante, ajudando a criar um gênero e influenciando outros games, como Stardew Valley.

Super Castlevania IV

Inspirado pelo Castlevania original de NES, Super Castlevania IV traz a história de Simon Belmont contra o Conde Drácula, com gameplay refinado e melhorado em relação ao game de Nintendinho.

Kirby’s Dream Course

Misturando elementos de jogos de Kirby com golfe, Dream Course é um dos títulos mais diferentes e curiosos tanto da série como do Super Nintendo como um todo, enfrentando inimigos de diversas maneiras até completar o “buraco” de cada fase.

Contra III: The Alien Wars

Parte de uma das franquias mais adoradas e icônicas do mundo dos games, Contra III é um clássico do gênero de tiro, trazendo gameplay desafiador e diversos tipos de munição e power-ups especiais para enfrentar a ameaça alienígena.

Secret of Mana

Outro clássico da Square, Secret of Mana conta com excelentes gráficos, uma narrativa expansiva e engajante, e um sistema de batalha em tempo real diferenciado, que também permitia um multiplayer cooperativo inovador entre até três jogadores.

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time

Um dos grandes clássicos de jogos de pancadaria, Turtles in Time permite até quatro jogadores a controlar Leonardo, Rafael, Donatello e Michelangelo em uma aventura pelo tempo e espaço, com cada personagem tendo seus pontos fortes e fraquezas.

Super Ghouls ‘n Ghosts

Terceiro jogo da icônica série da Capcom, Super Ghouls ‘n Ghosts mantém o estilo desafiador de seus predecessores, mas com direito a grandes melhorias gráficas e a grande habilidade de pulo duplo.

Breath of Fire

Primeiro jogo da saudosa série de RPGs da Capcom (distribuído no Ocidente pela Squaresoft), Breath of Fire conta a história do jovem Ryu, que parte em busca de sua irmã e o coloca em conflito com o Dark Dragon Clan. O game cativou por sua história e sistema por turnos.

Final Fight

Um dos grandes clássicos de jogos de pancadaria, Final Fight trazia a saga do trio Guy, Cody e o prefeito Mike Haggar, que devem atravessar as ruas de Metro City enfrentando os capangas da gangue Mad Gear em busca de Jessica, filha de Haggar e namorada de Guy.