Este mês, nós publicamos aqui sobre Super Mario 64 Online, um mod para emulador de Nintendo 64 que adiciona multiplayer ao jogo clássico. Agora, a Nintendo caiu em cima do projeto, removendo diversos materiais associados ao mesmo.

De acordo com o criador do mod, Kaze Emanuar, a Nintendo removu 20 vídeos dele, fechou sua conta no Patreon - site onde fãs podem ajudar um projeto que gostem financeiramente - e reinvidicou direitos autorais em dois de seus uploads de discord.

Em Super Mario 64 Online, 24 jogadores podem se juntar e ogar com inúmeros personagens, como Luigi, Toad, Peach, Wario e até Waluigi. Cada um tem habilidades únicas para usar no multiplayer, que pode ser competitivo ou cooperativo. Eles trabalhar juntos para terminar o jogo, competir para ver quem termina uma fase mais rapidamente, ou até mesmo criar os seus próprios modos de jogo.

A Nintendo tem uma longa história de não tolerar projetos feitos por fãs. A empresa também encerrou um remake de Metroid 2 e uma versão 8bit de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Emanuar não informou se pretnede encerrar o desenvolvimento de Super Mario 64 Online, ou se continuará trabalhando no mod. Já a Nintendo não se manifestou publicamente sobre o ocorrido.