Pokémon: Nintendo estuda “quando e como” trazer jogos para português
Nem mesmo Juliette e Casimiro conseguiram convencer Nintendo e Pokémon Co. em tradução para pt-br
Em março as redes sociais no Brasil foram tomadas por pedidos para a Nintendo e Pokémon Company para trazer a localização em português brasileiro para Pokémon Scarlet e Pokémon Violet e nem mesmo os pedidos de Juliette e de Casimiro conseguiram convencer as empresas. Entretanto no futuro as coisas podem ser diferentes.
Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta (22) a Nintendo informou que está “comprometida” em “levar a diversão do universo Pokémon para nossos fãs ao redor do mundo”.
Saiba mais
- Juliette acha "absurdo" que jogos de Pokémon não estejam em português do Brasil
- Pokémon: Casimiro pede localização em português à Nintendo
- Pokémon Scarlet e Violet: Quais animais podem virar monstrinhos na Geração 9
A empresa reforçou que Scarlet e Violet não terão idiomas adicionais além dos já anunciados, mas que está “analisando quando e como poderemos expandir da melhor forma possível a localização dos nossos jogos nos mercados em que trabalhamos, como a América Latina”.
Scarlet e Violet chegam apenas em novembro de 2022, porém a repercussão trouxe engajamento de diversos influenciadores do setor do entretenimento, fazendo com que #ScarletVioletPTBR e #PokémonPTBR chegarem ao trending topics do Twitter mundial.
Veja o comunicado da Nintendo na íntegra:
Para nós, é importante que os fãs de Pokémon possam aproveitar o conteúdo da marca no idioma de sua preferência, e estamos comprometidos a levar a diversão do universo Pokémon para nossos fãs ao redor do mundo.
Buscamos sempre novas maneiras de oferecer suporte adicional para a localização de conteúdo, e compreendemos que os fãs conseguem aproveitar os produtos Pokémon muito melhor quando estes estão disponíveis no seu idioma local. Pokémon Scarlet e Pokémon Violet não terão idiomas adicionais além daqueles disponíveis atualmente, mas estamos analisando quando e como poderemos expandir da melhor forma possível a localização dos nossos jogos nos mercados em que trabalhamos, como a América Latina.
Agradecemos muito aos nossos fãs, onde quer que estejam, pelo apoio e pela paciência.
Comoção nacional
A falta de localização em português do Brasil para os jogos de Pokémon tem, por anos, sido fonte de revolta entre fãs e entusiastas da franquia, especialmente ao se considerar a popularidade dela no país não só pelos games, mas também por conta de derivados como o anime e o card game.
As críticas retornaram com força em 2022, tanto pelo lançamento de Pokémon Legends: Arceus em janeiro, como agora com o anúncio de novos jogos principais para o Nintendo Switch.
Vale notar ainda que certos títulos, como Pokémon GO e Pokémon UNITE, contam com tradução em português brasileiro. A Nintendo também começou a localizar alguns de seus jogos para o PT-BR, incluindo Mario Party Superstars e os vindouros Mario Strikers: Battle League e Nintendo Switch Sports.