Masayuki Uemura, o lead architect do Nintendo Entertainment System (NES) e do Super Nintendo (SNES), morreu no dia 6 de dezembro, aos 78 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pela Ritsumeikan University, onde Uemura se tornou diretor de estudos de jogos após se aposentar da Nintendo, em 2004.

Conforme publicado pelo Kotaku, Uemura trabalhava na Sharp, onde vendia itens de tecnologia para diferentes empresas — incluindo a Nintendo, que o contrataria, eventualmente. A vide dele, assim como a história da Nintendo, mudou em 1981, quando Uemura recebeu uma ligação do presidente da Nintendo.

Uemura em entrevista.

"O presidente Yamauchi me disse para fazer um videogame, um que funcionasse com cartuchos", disse Uemura em uma entrevista publicada no Kotaku em 2020. "Ele sempre gostou de me ligar depois de tomar alguns drinques, então, não pensei muito nisso. Apenas disse 'claro, chefe' e desliguei. Só na manhã seguinte ele veio até mim, sóbrio, e disse: 'Aquilo que nós conversamos — você está trabalhando?' Isso me atingiu: ele estava falando sério."

Sabemos, hoje em dia, que o resultado dessa conversa seria o NES, console responsável pela popularização mundial da Nintendo. Não fosse por Uemura, talvez outra empresa tivesse tido a ideia antes e seguido adiante para se tornar referência na indústria. Algum tempo depois, viria o Super Nintendo, pelas mãos do mesmo criador do NES.